|
|
Linha 1: |
Linha 1: |
| Nesta página você encontrará apostilas digitais, manuais e demais materiais educativos produzidos no Instituto Federal de Goiás.
| |
| == Apostilas digitais == | | == Apostilas digitais == |
| <table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px; vertical-align: top;"> | | <table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px; vertical-align: top;"> |
| <tr> | | <tr> |
| <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Videoaulas para EaD Por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Videoaulas para EaD: Por onde começar?''' | | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Desenho Educacional para EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Desenho Educacional para EaD''' |
| '''Objetivos:''' Apresentar estratégias para o planejamento e gravação de videoaulas educacionais com recursos básicos. Identificar ferramentas gratuitas para gravação e edição de videoaulas. | | '''Objetivos:''' Em Construção |
|
| |
|
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura | | '''Público:''' Em construção |
|
| |
|
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Videoaulas%20para%20EaD_%20Por%20onde%20come%C3%A7ar%20(19-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | | [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Videoaulas%20para%20EaD_%20Por%20onde%20come%C3%A7ar%20(19-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] |
| </td> | | </td> |
| <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Informática básica para o estudo on-line.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Informática Básica para o estudo on-line''' | | <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Educação Híbrida.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Educação Híbrida''' |
| '''Objetivos:''' Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet. | | '''Objetivos:''' Em Construção |
|
| |
|
| '''Público:''' Estudantes, técnicos administrativos e docentes | | '''Público:''' Em Construção |
|
| |
|
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Inform%C3%A1tica%20b%C3%A1sica%20para%20o%20estudo%20on-line%20(19-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | | [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Inform%C3%A1tica%20b%C3%A1sica%20para%20o%20estudo%20on-line%20(19-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] |
Linha 19: |
Linha 18: |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs''' | | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td> |
| | | <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td> |
| '''Objetivos:''' Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade.
| |
| | |
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura
| |
| | |
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20mediada%20pelas%20TDICs%20(12-01-2021).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
| |
| </td> | |
| <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Sala de aula invertida por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Sala de aula invertida: por onde começar?''' | |
| | |
| '''Objetivos:''' Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida.
| |
| | |
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura
| |
| | |
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
| |
| </td> | |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD''' | | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td> |
| | | <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td> |
| '''Objetivos:''' Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância.
| |
| | |
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura
| |
| | |
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Vai%20dar%20aulas%20on-line_%20Conhe%C3%A7a%20os%20fundamentos%20da%20EaD%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
| |
| </td> | |
| <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Webconferências os momentos síncronos na prática!.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Webconferências: os momentos síncronos na prática!''' | |
| | |
| '''Objetivos:''' Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line.
| |
| | |
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura
| |
| | |
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Webconfer%C3%AAncias_%20os%20momentos%20s%C3%ADncronos%20na%20pr%C3%A1tica!%20(20-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
| |
| </td> | |
| </tr> | | </tr> |
|
| |
|
| <tr> | | <tr> |
| <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;">[[Arquivo:Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png|esquerda|miniaturadaimagem|226x226px]]'''Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas''' | | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px; vertical-align: top;"></td> |
| | |
| '''Objetivos:''' Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico.
| |
| | |
| '''Público:''' Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura
| |
| | |
| [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20materiais%20did%C3%A1ticos%20para%20a%20EaD_%20principais%20ferramentas%20(20-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>''']
| |
| </td> | |
| <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td> | | <td width="50%" style="padding: 5px; vertical-align: top;"></td> |
| </tr> | | </tr> |