Aproveitamento do espaço: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 10: Linha 10:
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:'''
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:'''
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.  
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.  
A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a ligação entre um e outro, isso dificulta muito o entendimento por parte do estudante.


|}
|}

Edição das 13h48min de 7 de março de 2017

Seja qual for o formato de sala, é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.

Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.

Um erro muito comum é colocar todos os objetos em um único tópico, por exemplo:

Organização do espaço - Errado.png

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.

A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a ligação entre um e outro, isso dificulta muito o entendimento por parte do estudante.