Sala virtual: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Linha 65: Linha 65:
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.


== Recursos e atividades ==
== <span id="sala_rec_at">Recursos e atividades</span> ==
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.



Edição das 12h40min de 18 de janeiro de 2017

A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.

Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:

Salas virtuais - Disciplinas.png

Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.

Espaços da sala virtual

Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.

Sala virtual - Topicos.png

A saber:

1: Caminho da sala virtual Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual.
2: Tópico superior (Tópico 0) Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
  • Nome da disciplina
  • Imagem que faça referência a disciplina
  • Guia, ementa, plano de curso

O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico.

3: Tópicos São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.

Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição.

4: Ativar edição Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.

Para isso, basta clicar neste botão.

5: Blocos Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto.

Blocos

Os blocos agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito somente aos recursos e atividades da própria sala.

Os principais blocos no contexto da sala virtual são:

Sala virtual - Bloco Administração.png
Bloco Administração:
Sala virtual - Bloco Últimas notícias.png
Bloco Últimas notícias:
Sala virtual - Bloco Navegação.png
Bloco Navegação:
Sala virtual - Bloco Participantes.png
Bloco Participantes:
Sala virtual - Bloco Atividade recente.png
Bloco Atividade recente:
Sala virtual - Bloco Próximos eventos.png
Bloco Próximos eventos:
Sala virtual - Bloco Atividades.png
Bloco Atividades:
Sala virtual - Bloco Progresso.png
Bloco Progresso do curso:

Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.

Recursos e atividades

São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos”. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.

Comunicação

Layout de edição