Sala virtual: mudanças entre as edições
Linha 80: | Linha 80: | ||
Após acionar o modo de edição, já é possível adicionar, excluir ou editar os recursos e as atividades. Além disso, abre-se a possibilidade de adicionar novos blocos e movimentar os blocos já existentes. | Após acionar o modo de edição, já é possível adicionar, excluir ou editar os recursos e as atividades. Além disso, abre-se a possibilidade de adicionar novos blocos e movimentar os blocos já existentes. | ||
[[Arquivo: | [[Arquivo:Sala_virtual_-_Modo_de_edição.png|borda|semmoldura|900x900px]] | ||
A saber: |
Edição das 14h51min de 18 de janeiro de 2017
A sala virtual é o espaço composto de recursos, atividades, blocos, alunos, professores, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia com o ensino presencial, a sala de aula virtual, no Moodle, corresponde à sala de aula do ensino presencial.
Uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina. Exemplo:
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do referido curso.
Espaços da sala virtual
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta. Seus espaços são importantes na hora do desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Caminho da sala virtual | Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual. |
2: Tópico superior (Tópico 0) | Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. |
3: Tópicos | São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela instituição. |
4: Ativar edição | Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
Para isso, basta clicar neste botão. |
5: Blocos | Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto. |
Blocos
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.
Os principais blocos no contexto da sala virtual são:
Bloco Administração: | |
Bloco Últimas notícias: | |
Bloco Navegação: | |
Bloco Participantes: | |
Bloco Atividade recente: | |
Bloco Próximos eventos: | |
Bloco Atividades: | |
Bloco Progresso do curso: |
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema.
Recursos e atividades
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.
Comunicação
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde feedbacks em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.
Layout de edição
Este é o layout da sala virtual quando está em modo de edição. Ou seja, é o layout em que serão adicionados os recursos e as atividades.
Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula, para acionar o layout de edição, basta clicar no botão "Ativar edição", no canto superior direito da sala virtual.
Após acionar o modo de edição, já é possível adicionar, excluir ou editar os recursos e as atividades. Além disso, abre-se a possibilidade de adicionar novos blocos e movimentar os blocos já existentes.
A saber: