Cursos MOOC: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 111: Linha 111:
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=IY0vrnHX0qQ Criando a base de dados (Tópico 5)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=IY0vrnHX0qQ Criando a base de dados (Tópico 5)]
</li>
</li>
       <li class="item">Quiz do tópico 1 (Questionário)
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HimDVYQi7pU Quiz do tópico 1 (Questionário)]
</li>
</li>
       <li class="item">Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=e90usj2Mkow Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)]
</li><li class="item">Quiz do tópico 3 (Questionário)
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=VizbjiH2Lk4 Quiz do tópico 3 (Questionário)]
</li><li class="item">Quiz do tópico 4 (Questionário)
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=fBtGzL6_m9k Quiz do tópico 4 (Questionário)]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=cMwD3qY-n8E Quiz Final (Questionário)]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=cMwD3qY-n8E Quiz Final (Questionário)]
</li>
</li>

Edição das 10h29min de 23 de setembro de 2021

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:

O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.

Metodologia

Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.

Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.

A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.

Requisitos: Conclusão do curso de Formação para Docência no Moodle (40h) ou conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).

Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento

Nesta etapa você vai aprender:

  • Por que um curso MOOC?
  • O que caracteriza um curso MOOC?
  • Por que um curso MOOC no Moodle?
  • Instituições que ofertam cursos MOOC
  • A autoformação no IFG
  • Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC

Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais

Nesta etapa você vai aprender:

No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle

Nesta etapa você vai aprender:

  • E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento
  • Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso
  • Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)
  • Orientações e dicas operacionais
  • Desvendando o bloco "Progresso no curso”
  • Pesquisa de avaliação do curso