Materiais didáticos: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 18: | Linha 18: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs''' | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Educação de Jovens e Adultos mediada pela TDICs.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs''' | ||
'''Objetivos:''' Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade. | '''Objetivos:''' Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade. | ||
Linha 26: | Linha 26: | ||
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20mediada%20pelas%20TDICs%20(12-01-2021).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos%20mediada%20pelas%20TDICs%20(12-01-2021).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | ||
</td> | </td> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Sala de aula invertida por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Sala de aula invertida: por onde começar?''' | <td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Sala de aula invertida por onde começar.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Sala de aula invertida: por onde começar?''' | ||
'''Objetivos:''' Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida. | '''Objetivos:''' Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida. | ||
Linha 36: | Linha 36: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD''' | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Vai dar aulas on-line Conheça os fundamentos da EaD.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD''' | ||
'''Objetivos:''' Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância. | '''Objetivos:''' Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância. | ||
Linha 44: | Linha 44: | ||
[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Vai%20dar%20aulas%20on-line_%20Conhe%C3%A7a%20os%20fundamentos%20da%20EaD%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | [http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Vai%20dar%20aulas%20on-line_%20Conhe%C3%A7a%20os%20fundamentos%20da%20EaD%20(21-12-2020).pdf '''<big>Download: Aqui</big>'''] | ||
</td> | </td> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Webconferências os momentos síncronos na prática!.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Webconferências: os momentos síncronos na prática!''' | <td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Webconferências os momentos síncronos na prática!.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Webconferências: os momentos síncronos na prática!''' | ||
'''Objetivos:''' Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line. | '''Objetivos:''' Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line. | ||
Linha 55: | Linha 55: | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas''' | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Produção de materiais didáticos para a EaD principais ferramentas.png|esquerda|miniaturadaimagem|283x283px]]'''Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas''' | ||
'''Objetivos:''' Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico. | '''Objetivos:''' Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico. | ||
Linha 82: | Linha 82: | ||
<table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px;"> | <table style="border-spacing: 1px; border-collapse: separate; width:100%; text-align:left; padding:2px 3px 2px 3px;"> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Orientações didático pedagógicas - Ensino Remoto.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial''' | <td width="50%" style="padding: 5px; padding-right: 15px;">[[Arquivo:Orientações didático pedagógicas - Ensino Remoto.png|esquerda|miniaturadaimagem|259x259px]]'''Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial''' | ||
Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020. | Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020. | ||
Linha 91: | Linha 91: | ||
'''[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gicas%20da%20EaD%202.pdf <big>Download: Aqui</big>]''' | '''[http://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Guia%20de%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Did%C3%A1tico-Pedag%C3%B3gicas%20da%20EaD%202.pdf <big>Download: Aqui</big>]''' | ||
</td> | </td> | ||
<td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais.png|esquerda|miniaturadaimagem]]'''Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais''' | <td width="50%" style="padding: 5px;">[[Arquivo:Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais.png|esquerda|miniaturadaimagem|261x261px]]'''Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais''' | ||
Instruções de uso: | Instruções de uso: |
Edição das 13h07min de 23 de maio de 2023
Apostilas
Videoaulas para EaD: Por onde começar?
Objetivos: Apresentar estratégias para o planejamento e gravação de videoaulas educacionais com recursos básicos. Identificar ferramentas gratuitas para gravação e edição de videoaulas. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Informática Básica para o estudo on-line
Objetivos: Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet. Público: Estudantes, técnicos administrativos e docentes |
Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs
Objetivos: Contribuir para a formação continuada docente acerca das concepções teóricas e metodológicas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Discorrer sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos no contexto educacional brasileiro; Apresentar as abordagens metodológicas que possam proporcionar a incorporação das TDICs visando a construção de conhecimentos diversos, de forma dialógica, considerando as especificidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Sala de aula invertida: por onde começar?
Objetivos: Apresentar características do Ensino Híbrido. Conhecer características do modelo de Sala de Aula Invertida. Planejar aulas no modelo de sala de aula invertida. Elaborar caminhos de aprendizagem automatizados. Relacionar a teoria com a prática de acordo com modelos de Sala de aula invertida. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD
Objetivos: Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, algumas teorias pedagógicas que a fundamenta, seus desafios e possibilidades; Conhecer a trajetória da EaD no Brasil. Refletir sobre o exercício da docência na EaD a partir dos princípios pedagógicos de comunicação, acompanhamento, orientação, afetividade (sentimentos de motivação, segurança, pertencimento e expectativas de aprendizagem), visando à preparação de atividades e formas de acompanhamento a distância. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Webconferências: os momentos síncronos na prática!
Objetivos: Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas
Objetivos: Apresentar os princípios de adequação e elaboração de material didático para o ensino a distância; Refletir sobre a importância do material didático na EaD. Relacionar o processo de elaboração do material didático com a mediação e com o acompanhamento pedagógico. Público: Docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos de licenciatura |
|
Guias de orientação
Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Sistema de Ensino Emergencial
Este guia foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância/DEaD/PROEN como parte integrante das ações da Pró-Reitoria de Ensino para a implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) no IFG, instituído e regulamentado pela IN 07/2020. Pautado na oferta de uma educação profissional e tecnológica de qualidade, tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a organização do trabalho pedagógico neste momento de retomada das atividades acadêmicas na sua forma remota (não presencial). Para construir esse guia levamos em consideração princípios e fundamentos da Educação a Distância que emergem como importantes aliados no processo de ensinar e aprender no atual contexto de pandemia. |
Atividades no Moodle e seus objetivos educacionais
Instruções de uso: 1. Se você já sabe qual o objetivo educacional ou a finalidade, mas não tem ideia de qual atividade usar no Moodle, siga as colunas e veja as opções mais apropriadas. 2. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as atividades no Moodle, siga as linhas e entenda quais são os pontos fortes e fracos de cada atividade. |