Atividades no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 3: | Linha 3: | ||
'''As principais atividades nativas ao Moodle:''' | '''As principais atividades nativas ao Moodle:''' | ||
<table style=" | <table style="color: #101010;" class="table table-bordered"> | ||
<tr> | <tbody> | ||
<tr style="background: #15243C;color: #000;font-size: 18px;text-align: center;font-weight: bold;border: 3px solid #FFF;"> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span style="font-size: medium; color: rgb(255, 255, 255);" class="">Características</span></td> | |||
</tr> | <td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium; color: rgb(255, 255, 255);">Atividade</span></td> | ||
<tr> | </tr> | ||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);"><span class="" style="font-size: medium;">Atividade que permite a comunicação <b>síncrona</b> entre os participantes, uma espécie de bate papo.</span></td> | |||
</tr> | <td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[1]]</span></td> | ||
</tr> | |||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);"><span class="" style="font-size: medium;">Mais que uma atividade, é uma ferramenta de comunicação <b>assíncrona </b>amplamente utilizada no Moodle.</span></td> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[2]]</span></td> | |||
</tr> | |||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);">Utilizado para aplicação de provas e testes com questões objetivas e/ou dissertativas.</td> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[3]]</span></td> | |||
</tr> | |||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);">Permite a inserção de termos e suas definições, como um dicionário, por exemplo.</td> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[4]]</span></td> | |||
</tr> | |||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);">Permite a submissão de atividades na forma de arquivo ou textos on-line.</td> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[5]]</span></td> | |||
</tr> | |||
<tr style="background: #cfe1ff;"> | |||
<td style="text-align: left; border: 5px solid rgb(255, 255, 255);">Possibilita o compartilhamento de diversos tipos de informações conforme as entradas definidas pelo/a professor/a. Texto, imagens, arquivos, links são exemplos de informações que podem ser inseridas nesta atividade.</td> | |||
<td style="text-align: center; border: 5px solid #FFF"><span class="" style="font-size: medium;">[[6]]</span></td> | |||
</tr> | |||
</tbody> | |||
</table> | </table> | ||
Edição das 11h28min de 22 de junho de 2023
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.
As principais atividades nativas ao Moodle:
<tbody> </tbody>Características | Atividade |
Atividade que permite a comunicação síncrona entre os participantes, uma espécie de bate papo. | 1 |
Mais que uma atividade, é uma ferramenta de comunicação assíncrona amplamente utilizada no Moodle. | 2 |
Utilizado para aplicação de provas e testes com questões objetivas e/ou dissertativas. | 3 |
Permite a inserção de termos e suas definições, como um dicionário, por exemplo. | 4 |
Permite a submissão de atividades na forma de arquivo ou textos on-line. | 5 |
Possibilita o compartilhamento de diversos tipos de informações conforme as entradas definidas pelo/a professor/a. Texto, imagens, arquivos, links são exemplos de informações que podem ser inseridas nesta atividade. | 6 |
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.