AVEA Moodle no IFG: mudanças entre as edições
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A história do Moodle no IFG iniciou em 2004, quando a Coordenação de Telecomunicações do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) manteve uma instalação deste AVEA, na versão 1.4, para que fosse disponibilizada aos professores do departamento. Naquele momento, o Moodle era utilizado como ambiente de apoio para os cursos presenciais, mas não havia regulamentação, tampouco formação para o trabalho docente no Moodle. Os professores que utilizavam este AVEA eram, em sua maioria, os que lecionavam disciplinas na área de informática e redes de computadores, sendo esses professores os que tinham maior familiaridade com os recursos computacionais. | A história do Moodle no IFG iniciou em 2004, quando a Coordenação de Telecomunicações do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) manteve uma instalação deste AVEA, na versão 1.4, para que fosse disponibilizada aos professores do departamento. Naquele momento, o Moodle era utilizado como ambiente de apoio para os cursos presenciais, mas não havia regulamentação, tampouco formação para o trabalho docente no Moodle. Os professores que utilizavam este AVEA eram, em sua maioria, os que lecionavam disciplinas na área de informática e redes de computadores, sendo esses professores os que tinham maior familiaridade com os recursos computacionais. | ||
Edição das 12h46min de 3 de julho de 2023
Moodle de apoio ao ensino presencial (Moodle Presencial)
A história do Moodle no IFG iniciou em 2004, quando a Coordenação de Telecomunicações do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) manteve uma instalação deste AVEA, na versão 1.4, para que fosse disponibilizada aos professores do departamento. Naquele momento, o Moodle era utilizado como ambiente de apoio para os cursos presenciais, mas não havia regulamentação, tampouco formação para o trabalho docente no Moodle. Os professores que utilizavam este AVEA eram, em sua maioria, os que lecionavam disciplinas na área de informática e redes de computadores, sendo esses professores os que tinham maior familiaridade com os recursos computacionais.
Nesse momento, o Moodle era adotado na maioria dos casos como repositório de arquivos e como espaço para a organização e disponibilização de materiais didáticos aos estudantes, de modo que esses materiais pudessem ser acessados tanto nas aulas em laboratório, quanto fora da instituição. Parte dos professores também utilizavam o Moodle para a aplicação de provas objetivas, valendo-se do fato de que os questionários objetivos eram corrigidos automaticamente pelo próprio Moodle. Outra prática também utilizada por parte dos professores era o recebimento de trabalhos diretamente pelo Moodle, utilizando-se para isso a atividade do tipo tarefa, centralizando todas as submissões em um único local, evitando, portanto, o recebimento de trabalhos por e-mail.
O processo de expansão da Rede Federal resultou, em 2008, na criação dos Institutos Federais. A partir de então, novos câmpus foram criados e passaram a integrar o IFG. Desse momento em diante, ainda de maneira tímida, mais docentes e estudantes passaram a utilizar o Moodle, carecendo ainda de formação e acompanhamento pedagógico.
Até 2011, a gestão deste AVEA Moodle foi feita pelo mesmo grupo de docentes da Coordenação de Telecomunicações situada no Câmpus Goiânia. A partir de então, esse grupo recebeu o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que passou também a atuar na criação de salas e no cadastro de usuários no Moodle. A gestão deste AVEA, embora agora compartilhada com a DTI, se ocupava mais dos aspectos técnicos e operacionais, do que pedagógicos. Esse modelo de gestão do Moodle permaneceu até o ano de 2016.