Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA): mudanças entre as edições

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Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) - (Virtual Learning Environment - VLE), Sistemas de Gerenciamento de Cursos (Course Management System - CMS), Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem - (Learning Management System - LMS), e mais recentemente, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), são terminologias comumente utilizadas para se referir à ambientes virtuais interativos, desenvolvidos com finalidades educativas, utilizados como espaços para o compartilhamento de materiais didáticos, e que oferecem meios para interação, colaboração, mediação e avaliação da aprendizagem (ARAÚJO, PEIXOTO, 2013; ANJOS, 2013).
 
Na língua portuguesa, dentre essas terminologias, AVA e AVEA são as mais comumente encontradas na literatura. Nesta pesquisa, optou-se por adotar o termo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e, por consequência, a sigla AVEA. Esta opção traduz a concepção de práticas educativas que consideram o ensino e a aprendizagem, dimensões indissociáveis, e, por consequência, a ação de ensinar e aprender caminham juntas nesses Ambientes Virtuais.
 
Existem ainda as plataformas virtuais que podem ser utilizadas como ambientes de aprendizagem, mas que não foram desenvolvidas com finalidades educativas. Um exemplo disso são os blogs, as redes sociais, os aplicativos de comunicação, os jogos eletrônicos e outros. Por mais que essas plataformas virtuais em rede possam ser utilizadas com intencionalidades pedagógicas, elas não se constituem como AVEA.

Edição das 22h51min de 25 de julho de 2023

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) - (Virtual Learning Environment - VLE), Sistemas de Gerenciamento de Cursos (Course Management System - CMS), Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem - (Learning Management System - LMS), e mais recentemente, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), são terminologias comumente utilizadas para se referir à ambientes virtuais interativos, desenvolvidos com finalidades educativas, utilizados como espaços para o compartilhamento de materiais didáticos, e que oferecem meios para interação, colaboração, mediação e avaliação da aprendizagem (ARAÚJO, PEIXOTO, 2013; ANJOS, 2013).

Na língua portuguesa, dentre essas terminologias, AVA e AVEA são as mais comumente encontradas na literatura. Nesta pesquisa, optou-se por adotar o termo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e, por consequência, a sigla AVEA. Esta opção traduz a concepção de práticas educativas que consideram o ensino e a aprendizagem, dimensões indissociáveis, e, por consequência, a ação de ensinar e aprender caminham juntas nesses Ambientes Virtuais.

Existem ainda as plataformas virtuais que podem ser utilizadas como ambientes de aprendizagem, mas que não foram desenvolvidas com finalidades educativas. Um exemplo disso são os blogs, as redes sociais, os aplicativos de comunicação, os jogos eletrônicos e outros. Por mais que essas plataformas virtuais em rede possam ser utilizadas com intencionalidades pedagógicas, elas não se constituem como AVEA.