Contextos no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 8: Linha 8:
== Contextos e suas particularidades ==
== Contextos e suas particularidades ==
----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]]  No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)<ref>COLLMAN, Chris. Moodle context. In: '''Moodle''': Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: <nowiki>https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984</nowiki>. Acesso em 15 abr. 2023.</ref>.
----[[Contextos no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]]  No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)<ref>COLLMAN, Chris. Moodle context. In: '''Moodle''': Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: <nowiki>https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984</nowiki>. Acesso em 15 abr. 2023.</ref>.





Edição das 10h22min de 16 de agosto de 2023

Contextos no Moodle.png

Contextos1 são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir.

O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.

Representação visual dos contextos no Moodle. Clique, acesse e faça download!

Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle.

Contextos e suas particularidades


1  No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)[1].


  1. COLLMAN, Chris. Moodle context. In: Moodle: Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984. Acesso em 15 abr. 2023.