Contextos no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
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<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Contexto</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Papéis no Moodle|Papéis]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Sistema</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.</td>
</tr>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Contextos no Moodle|Contextos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Categoria</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias</td>
</tr>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Curso (sala de aula virtual)|Curso (sala virtual)]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Curso (sala virtual)</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo ''online''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos</td>
</tr>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Grupos no Moodle|Grupos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Blocos e atividades</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes espaços de interação entre os estudantes e entre estes e o próprio Moodle. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala.</td>
</tr>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Blocos no Moodle|Blocos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.</td>
</tr>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Restrições de acesso]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td>
</tr>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Acompanhamento de conclusão]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu ''status'' naquele momento.</td>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Notas no Moodle|Notas]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.</td>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''''[[Plugins no Moodle|Plugins]]'''''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.</td>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''Parâmetros de configuração'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.</td>
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Edição das 10h32min de 16 de agosto de 2023

Contextos no Moodle.png

Contextos1 são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir.

O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.

Representação visual dos contextos no Moodle. Clique, acesse e faça download!

Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle.

Contextos e suas particularidades

Contexto Descrição
Sistema É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.
Categoria São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias
Curso (sala virtual) A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos
Blocos e atividades Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes espaços de interação entre os estudantes e entre estes e o próprio Moodle. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala.



1  No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)[1].


  1. COLLMAN, Chris. Moodle context. In: Moodle: Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984. Acesso em 15 abr. 2023.