AVEA Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:AVEA Moodle.png|esquerda]]
[[Arquivo:Moodle 2.png|borda|esquerda]]
O Moodle, acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um dos principais AVEA disponíveis atualmente. Para Silva, Alonso e Maciel (2014, p. 213) “Este Ambiente Virtual concilia duas finalidades: local e ferramenta para o desempenho do trabalho formativo, ou seja, o trabalho formativo é realizado no e com esse ambiente”. Ele reúne funcionalidades, recursos e atividades, individuais e coletivas/colaborativas, que permitem ao professor o desenvolvimento de práticas educativas que podem potencializar a interação, a colaboração e a troca de informações e conhecimento.
O Moodle, acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um dos principais AVEA disponíveis atualmente. Para Silva, Alonso e Maciel (2014, p. 213) “Este Ambiente Virtual concilia duas finalidades: local e ferramenta para o desempenho do trabalho formativo, ou seja, o trabalho formativo é realizado no e com esse ambiente”. Ele reúne funcionalidades, recursos e atividades, individuais e coletivas/colaborativas, que permitem ao professor o desenvolvimento de práticas educativas que podem potencializar a interação, a colaboração e a troca de informações e conhecimento.


Seja para o apoio a disciplinas presenciais, para o ensino híbrido, remoto, ou para cursos na modalidade a distância, o Moodle vem sendo amplamente utilizado por instituições de ensino em todo o mundo. Existem hoje mais de 165.000 instalações, das quais 8.408 estão localizadas no Brasil, situando-o como o 5º país no mundo que mais utiliza o Moodle, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, México e Alemanha (MOODLE, 2023a).
Seja para o apoio a disciplinas presenciais, para o ensino híbrido, remoto, ou para cursos na modalidade a distância, o Moodle vem sendo amplamente utilizado por instituições de ensino em todo o mundo. Existem hoje mais de 165.000 instalações, das quais 8.408 estão localizadas no Brasil, situando-o como o 5º país no mundo que mais utiliza o Moodle, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, México e Alemanha (MOODLE, 2023a).

Edição das 00h06min de 22 de agosto de 2023

Moodle 2.png

O Moodle, acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é um dos principais AVEA disponíveis atualmente. Para Silva, Alonso e Maciel (2014, p. 213) “Este Ambiente Virtual concilia duas finalidades: local e ferramenta para o desempenho do trabalho formativo, ou seja, o trabalho formativo é realizado no e com esse ambiente”. Ele reúne funcionalidades, recursos e atividades, individuais e coletivas/colaborativas, que permitem ao professor o desenvolvimento de práticas educativas que podem potencializar a interação, a colaboração e a troca de informações e conhecimento.

Seja para o apoio a disciplinas presenciais, para o ensino híbrido, remoto, ou para cursos na modalidade a distância, o Moodle vem sendo amplamente utilizado por instituições de ensino em todo o mundo. Existem hoje mais de 165.000 instalações, das quais 8.408 estão localizadas no Brasil, situando-o como o 5º país no mundo que mais utiliza o Moodle, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, México e Alemanha (MOODLE, 2023a).