Elaboração de disciplinas EaD: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
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* '''Metodologia de ensino:''' Escolher as estratégias de ensino apropriadas para a EaD, como vídeos, textos, atividades interativas, fóruns de discussão, estudos de caso, projetos colaborativos, entre outros. É importante promover a interação e a participação ativa dos alunos.
* '''Metodologia de ensino:''' Escolher as estratégias de ensino apropriadas para a EaD, como vídeos, textos, atividades interativas, fóruns de discussão, estudos de caso, projetos colaborativos, entre outros. É importante promover a interação e a participação ativa dos alunos.


* '''Selecionar e desenvolver materiais didáticos:''' Escolher materiais didáticos adequados, como textos, vídeos, áudios, infográficos, atividades interativas, entre outros. Além disso, criar ou adaptar recursos de aprendizagem que atendam aos objetivos da disciplina. A elaboração de material autoral é uma das opções mais adequadas, para se disponibilizar aos alunos (folders, cartazes, textos, guias, slides, mapas conceituais/mentais, livretos, esquemas, modelos, gráficos, infográficos, gravuras, desenhos, entre outros) .  O material didático autoral precisa ser considerado, principalmente, quando o material de um determinado conhecimento for muito extenso (observar a parametrização item 3.2 da próxima seção)
* '''Selecionar e desenvolver materiais didáticos:''' Escolher materiais didáticos adequados, como textos, vídeos, áudios, infográficos, atividades interativas, entre outros. Além disso, criar ou adaptar recursos de aprendizagem que atendam aos objetivos da disciplina. A elaboração de material autoral é uma das opções mais adequadas, para se disponibilizar aos alunos (folders, cartazes, textos, guias, slides, mapas conceituais/mentais, livretos, esquemas, modelos, gráficos, infográficos, gravuras, desenhos, entre outros). O material didático autoral precisa ser considerado, principalmente, quando o material de um determinado conhecimento for muito extenso.
* '''Planejar atividades e avaliações:''' Definir atividades que engajem os alunos, promovam a interação e apliquem o conhecimento adquirido. Considerar diferentes formatos de avaliação, como testes, trabalhos individuais, projetos práticos, participação em fóruns de discussão, entre outros
* '''Planejar atividades e avaliações:''' Definir atividades que engajem os alunos, promovam a interação e apliquem o conhecimento adquirido. Considerar diferentes formatos de avaliação, como testes, trabalhos individuais, projetos práticos, participação em fóruns de discussão, entre outros


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* '''Desenvolver recursos multimídia:''' Criar ou utilizar recursos multimídia, como vídeos, animações, podcasts ou simulações, para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais envolvente e acessível.
* '''Desenvolver recursos multimídia:''' Criar ou utilizar recursos multimídia, como vídeos, animações, podcasts ou simulações, para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais envolvente e acessível.


* '''Preparar a documentação do curso (templates):''' Criar orientações, dialógicas, claras para os alunos, incluindo o cronograma das atividades, diretrizes de participação e avaliação, entre outras informações relevantes.
* '''Preparar a documentação do curso (''templates''):''' Criar orientações, dialógicas, claras para os alunos, incluindo o cronograma das atividades, diretrizes de participação e avaliação, entre outras informações relevantes.


Esses são apenas alguns dos aspectos que o docente deve levar em consideração ao elaborar uma disciplina para Educação a Distância. É importante lembrar que a qualidade da experiência de aprendizagem depende da dedicação e do envolvimento do professor em criar um ambiente de aprendizagem virtual estimulante e eficaz para seus alunos.
Esses são apenas alguns dos aspectos que o docente deve levar em consideração ao elaborar uma disciplina para Educação a Distância. É importante lembrar que a qualidade da experiência de aprendizagem depende da dedicação e do envolvimento do professor em criar um ambiente de aprendizagem virtual estimulante e eficaz para seus alunos.


== Linguagem Dialógica Instrucional ==
== Linguagem Dialógica Instrucional ==
Antes de iniciar a elaboração da disciplina se faz necessário tocar em um ponto essencial para o processo de ensino aprendizagem na modalidade EaD, a Linguagem Dialógica Instrucional.  Ela toma como princípios a dialogicidade da língua de Bakhtin e da educação dialógica de Freire (1995). Para este “a experiência dialógica é fundamental para a construção da curiosidade epistemológica…”.Freire pontua que a educação dialógica é um processo no qual educadores e estudantes se engajam em um diálogo aberto e horizontal, no qual ambos são ativos na construção do conhecimento. Bakhtin salienta que a dialogicidade da língua é um processo de interação e troca de significados entre os participantes de um discurso, considerando-se “quem fala”, “com quem se fala”, “qual a intenção da fala”, “qual o contexto sócio-histórico-cultural da fala”.
Antes de iniciar a elaboração da disciplina se faz necessário tocar em um ponto essencial para o processo de ensino aprendizagem na modalidade EaD, a '''Linguagem Dialógica Instrucional'''.  Ela toma como princípios a dialogicidade da língua de Bakhtin e da educação dialógica de Freire (1995). Para este “a experiência dialógica é fundamental para a construção da curiosidade epistemológica…”.Freire pontua que a educação dialógica é um processo no qual educadores e estudantes se engajam em um diálogo aberto e horizontal, no qual ambos são ativos na construção do conhecimento. Bakhtin salienta que a dialogicidade da língua é um processo de interação e troca de significados entre os participantes de um discurso, considerando-se “quem fala”, “com quem se fala”, “qual a intenção da fala”, “qual o contexto sócio-histórico-cultural da fala”.


Desse modo, há que se pensar na Linguagem Dialógica Instrucional na EaD como uma estratégia para se criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, participativo e de maior engajamento. Isso contribui para uma experiência educacional mais envolvente, significativa e relevante, proporcionando maior interação entre o docente e o discente e diminuindo a distância transacional entre estes atores nesta modalidade de educação. Afinal, pode-se estabelecer proximidade apesar da distância. A comunicação verbal, falada ou escrita, é fundamental para que este processo seja exitoso.
Desse modo, há que se pensar na Linguagem Dialógica Instrucional na EaD como uma estratégia para se criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, participativo e de maior engajamento. Isso contribui para uma experiência educacional mais envolvente, significativa e relevante, proporcionando maior interação entre o docente e o discente e diminuindo a distância transacional entre estes atores nesta modalidade de educação. Afinal, pode-se estabelecer proximidade apesar da distância. A comunicação verbal, falada ou escrita, é fundamental para que este processo seja exitoso.

Edição atual tal como às 17h22min de 10 de julho de 2024

A fase de elaboração de uma disciplina EaD é uma etapa crucial do processo de desenvolvimento de um curso online. Nessa fase, o docente e a equipe responsável pelo projeto trabalham juntos para criar a estrutura, o conteúdo e os recursos necessários para proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa aos alunos. Aqui estão algumas etapas comuns durante a fase de elaboração do Plano de Ensino:

  • Definir os objetivos e resultados de aprendizagem: Identificar claramente os objetivos educacionais da disciplina e os resultados de aprendizagem esperados. Isso ajudará a orientar o desenvolvimento do conteúdo e das atividades.
  • Organizar o conteúdo: Estruturar o conteúdo do curso de forma lógica e sequencial. Dividir o conteúdo em tópicos (módulos ou unidades de acordo com o curso), determinando o que será abordado em cada parte e como esses elementos se relacionam entre si.
  • Metodologia de ensino: Escolher as estratégias de ensino apropriadas para a EaD, como vídeos, textos, atividades interativas, fóruns de discussão, estudos de caso, projetos colaborativos, entre outros. É importante promover a interação e a participação ativa dos alunos.
  • Selecionar e desenvolver materiais didáticos: Escolher materiais didáticos adequados, como textos, vídeos, áudios, infográficos, atividades interativas, entre outros. Além disso, criar ou adaptar recursos de aprendizagem que atendam aos objetivos da disciplina. A elaboração de material autoral é uma das opções mais adequadas, para se disponibilizar aos alunos (folders, cartazes, textos, guias, slides, mapas conceituais/mentais, livretos, esquemas, modelos, gráficos, infográficos, gravuras, desenhos, entre outros). O material didático autoral precisa ser considerado, principalmente, quando o material de um determinado conhecimento for muito extenso.
  • Planejar atividades e avaliações: Definir atividades que engajem os alunos, promovam a interação e apliquem o conhecimento adquirido. Considerar diferentes formatos de avaliação, como testes, trabalhos individuais, projetos práticos, participação em fóruns de discussão, entre outros
  • Escolher as tecnologias e plataformas: Selecionar as ferramentas e tecnologias adequadas para a entrega do conteúdo e a interação com os alunos. Isso pode incluir o uso de uma plataforma de aprendizagem online, videoconferências, fóruns de discussão, e-mail,, entre outros recursos
  • Design Educacional: Aplicar princípios de design instrucional para criar uma experiência de aprendizagem eficaz. Considerar a sequência das atividades, a apresentação visual, a usabilidade e a acessibilidade dos materiais.
  • Desenvolver recursos multimídia: Criar ou utilizar recursos multimídia, como vídeos, animações, podcasts ou simulações, para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais envolvente e acessível.
  • Preparar a documentação do curso (templates): Criar orientações, dialógicas, claras para os alunos, incluindo o cronograma das atividades, diretrizes de participação e avaliação, entre outras informações relevantes.

Esses são apenas alguns dos aspectos que o docente deve levar em consideração ao elaborar uma disciplina para Educação a Distância. É importante lembrar que a qualidade da experiência de aprendizagem depende da dedicação e do envolvimento do professor em criar um ambiente de aprendizagem virtual estimulante e eficaz para seus alunos.

Linguagem Dialógica Instrucional

Antes de iniciar a elaboração da disciplina se faz necessário tocar em um ponto essencial para o processo de ensino aprendizagem na modalidade EaD, a Linguagem Dialógica Instrucional.  Ela toma como princípios a dialogicidade da língua de Bakhtin e da educação dialógica de Freire (1995). Para este “a experiência dialógica é fundamental para a construção da curiosidade epistemológica…”.Freire pontua que a educação dialógica é um processo no qual educadores e estudantes se engajam em um diálogo aberto e horizontal, no qual ambos são ativos na construção do conhecimento. Bakhtin salienta que a dialogicidade da língua é um processo de interação e troca de significados entre os participantes de um discurso, considerando-se “quem fala”, “com quem se fala”, “qual a intenção da fala”, “qual o contexto sócio-histórico-cultural da fala”.

Desse modo, há que se pensar na Linguagem Dialógica Instrucional na EaD como uma estratégia para se criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, participativo e de maior engajamento. Isso contribui para uma experiência educacional mais envolvente, significativa e relevante, proporcionando maior interação entre o docente e o discente e diminuindo a distância transacional entre estes atores nesta modalidade de educação. Afinal, pode-se estabelecer proximidade apesar da distância. A comunicação verbal, falada ou escrita, é fundamental para que este processo seja exitoso.