Atividades condicionais

De GuiaEaD
Revisão de 19h56min de 7 de dezembro de 2017 por Thaisa (discussão | contribs)
Time-passing.png

Conhecida também como "restrição de acesso", é uma estratégia que habilita ou desabilita determinada atividade baseada em um ou mais critérios. Em linhas gerais, trabalhar com atividades condicionais possibilita que o professor restrinja determinadas atividades ou recursos baseados em critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, algum campo do perfil do usuário ou até mesmo a combinação desses critérios.

Pense na seguinte situação: o professor deseja aplicar duas avaliações aos seus alunos, mas quer que a segunda atividade fique disponível ao aluno somente após a conclusão da primeira. Esta situação pode ser resolvida utilizando condições.

Outra situação: o professor dividiu os alunos dentro da sala em dois grupos, ele quer então que o grupo 1 tenha acesso à atividade 1, e o grupo 2 tenha acesso à atividade 2. Esta situação também pode ser resolvida utilizando condições.

Trabalhando com condições (restrições)

Para habilitar condições em atividades ou recursos, acesse o menu "Restringir acesso". Este menu está nas configurações de qualquer objeto, seja recurso ou atividade.

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Caminho: [Atividade ou recurso] > Editar configurações > Restringir acesso.

Acesso condicional.png

Notepad.png
Tome nota!

É possível restringir acesso não somente a atividades mas também a recursos. Independentemente do objeto, os passos para realizar o processo são os mesmos!

Para adicionar a condição, clique no botão "Adicionar restrição".

Atividade condicional - Adicionar restrição.png

É possível adicionar restrições baseadas em: data e hora, nota, grupo, perfil do usuário ou mesmo um grupo de critérios. A saber:

Data Permite que a atividade ou recurso esteja disponível somente a partir de determinada data/hora ou até determinada data/hora.

Importante: não confunda a restrição por data com as configurações de abertura e fechamento que a maioria das atividades possuem.

Colocando uma restrição, os alunos não conseguirão nem clicar na atividade e, em alguns casos, a atividade ficará completamente escondida.

Nota Requer que os alunos alcancem uma determinada nota em outra atividade para que, após isso, esta atividade fique disponível.
Grupo Restringe ou libera a atividade ou recurso a membros de grupos específicos.
Perfil do usuário Restringe a atividade ou recurso tendo como base algum campo do perfil do usuário. Nome, sobrenome, telefone, cidade, endereço de e-mail são exemplos de campos que podem ser utilizados.
Grupo de restrição Restringe a atividade ou recurso usando como gatilho um grupo de restrições que poderão englobar duas ou mais das restrições anteriormente descrias.

Para entender melhor o processo, explicaremos cada uma das restrições:

Restrição de data

Caminho: [Atividade ou recurso] > Editar configurações > Restringir acesso > Adicionar restrição > Data.

Atividade condicional - Restrição por data.png

Em primeiro lugar, existem duas opções de escolha, ou seja, o estudante "deve" leia-se "disponível a partir de" ou "não deve" leia-se "disponível até" combinar com a data configurada:

Simplificando:

Quando se escolhe a opção "Estudante deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente a partir da data configurada no campo abaixo.

Quando se escolhe a opção "Estudante não deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente até a data configurada no campo data.

Restrição de nota

Caminho: [Atividade ou recurso] > Editar configurações > Restringir acesso > Adicionar restrição > Nota.

Atividade condicional - Restrição por nota.png

Neste tipo de restrição também existem duas opções de escolha, ou seja, o estudante "deve" leia-se "obter pontuação em determinada atividade" ou "não deve" leia-se "não obter pontuação em determinada atividade" combinar com as pontuações pré-estabelecidas.

Simplificando:

Quando se escolhe a opção "Estudante deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente se o estudante obtiver uma pontuação em outra atividade ou categoria de nota.

Quando se escolhe a opção "Estudante não deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente se o estudante NÃO obtiver uma pontuação em outra atividade ou categoria de nota.

Restrição de grupo

Caminho: [Atividade ou recurso] > Editar configurações > Restringir acesso > Adicionar restrição > Grupo.

Atividade condicional - Restrição por grupo.png

Da mesma forma que as anteriores, o estudante "deve" leia-se "fazer parte de determinado grupo" ou "não deve" leia-se "não fazer parte de determinado grupo", combinar com o grupo escolhido logo abaixo.

Simplificando:

Quando se escolhe a opção "Estudante deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente se o estudante for membro do grupo indicado.

Quando se escolhe a opção "Estudante 'não deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente se o estudante NÃO for membro do grupo indicado.

Restrição por Perfil do usuário

Atividade condicional - Restrição por perfil.png

A saber:

1 - Campo do perfil que se deseja comparar Cidade, departamento, endereço, telefone, username, e-mail, dentre outros.
2 - Critério de comparação "é igual a", "contém", "começa com", "termina com", "está vazio" e "não está vazio".
3 - Valor utilizado para comparação Autoexplicativo

Este tipo de restrição permite que o usuário acesse determinado objeto, baseado em algum campo do perfil.

Quando se escolhe a opção "Estudante deve combinar com o seguinte", significa que a atividade ficará disponível somente se o campo do perfil do usuário satisfizer esta comparação.

Quando se escolhe a opção "Estudante não deve combinar com o seguinte", significa que a atividade NÃO ficará disponível a ele se o campo do perfil do usuário satisfizer esta comparação.