AVEA Moodle no IFG

De GuiaEaD

Moodle de apoio ao ensino presencial (Moodle Presencial)

A história do Moodle no IFG iniciou em 2004, quando a Coordenação de Telecomunicações do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) manteve uma instalação deste AVEA, na versão 1.4, para que fosse disponibilizada aos professores do departamento. Naquele momento, o Moodle era utilizado como ambiente de apoio para os cursos presenciais, mas não havia regulamentação, tampouco formação para o trabalho docente no Moodle. Os professores que utilizavam este AVEA eram, em sua maioria, os que lecionavam disciplinas na área de informática e redes de computadores, sendo esses professores os que tinham maior familiaridade com os recursos computacionais.

Nesse momento, o Moodle era adotado na maioria dos casos como repositório de arquivos e como espaço para a organização e disponibilização de materiais didáticos aos estudantes, de modo que esses materiais pudessem ser acessados tanto nas aulas em laboratório, quanto fora da instituição. Parte dos professores também utilizavam o Moodle para a aplicação de provas objetivas, valendo-se do fato de que os questionários objetivos eram corrigidos automaticamente pelo próprio Moodle. Outra prática também utilizada por parte dos professores era o recebimento de trabalhos diretamente pelo Moodle, utilizando-se para isso a atividade do tipo tarefa, centralizando todas as submissões em um único local, evitando, portanto, o recebimento de trabalhos por e-mail.

O processo de expansão da Rede Federal resultou, em 2008, na criação dos Institutos Federais. A partir de então, novos câmpus foram criados e passaram a integrar o IFG. Desse momento em diante, ainda de maneira tímida, mais docentes e estudantes passaram a utilizar o Moodle, carecendo ainda de formação e acompanhamento pedagógico.

Até 2011, a gestão deste AVEA Moodle foi feita pelo mesmo grupo de docentes da Coordenação de Telecomunicações situada no Câmpus Goiânia. A partir de então, esse grupo recebeu o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que passou também a atuar na criação de salas e no cadastro de usuários no Moodle. A gestão deste AVEA, embora agora compartilhada com a DTI, se ocupava mais dos aspectos técnicos e operacionais, do que pedagógicos. Esse modelo de gestão do Moodle permaneceu até o ano de 2016.

Moodle Presencial em operação entre 2004 e 2016

Esta instalação do Moodle foi descontinuada em 2016, quando em seu lugar foi instalado e disponibilizado a toda comunidade acadêmica o novo AVEA Moodle de apoio ao ensino presencial, agora na versão 3.0.

A partir deste momento, a gestão do AVEA Moodle de apoio ao ensino presencial passou a ser responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância, gestão essa que compreendia a criação de salas, cadastro de estudantes e docentes, bem como a manutenção e atualização deste AVEA. Como apoio ao processo formativo, foram produzidos materiais didáticos e guias de orientação para a utilização pedagógica do Moodle.

A partir de então, foi oportunizado a todos os docentes a utilização do Moodle Presencial como estratégia metodológica para o apoio às disciplinas presenciais, isto era feito por meio da abertura de chamado na central de serviços do IFG. Aqueles professores que quisessem utilizar o Moodle para condução das práticas pedagógicas e atividades assíncronas no Moodle, passaram a solicitar à Diretoria de EaD a criação de salas e os cadastros dos usuários.

Além da gestão técnica e operacional deste AVEA, a Diretoria de Educação a Distância, segundo o Regimento Geral do IFG, é o setor responsável também pela disseminação, no meio acadêmico, do uso das ferramentas digitais de formação, informação e comunicação nas práticas pedagógicas, no

Moodle Presencial em operação entre 2016 e 2023

âmbito de todos os Câmpus do IFG. Para além da gestão técnica do Moodle, este setor se ocupou, desde então, da condução do processo formativo para o trabalho didático-pedagógico docente por meio do Moodle. Materiais didáticos, cursos de formação e guias de orientação foram desenvolvidos a fim de apresentar o Moodle para além da técnica, passando também por aspectos pedagógicos e formativos, sem os quais o trabalho docente por meio deste AVEA não seria plenamente efetivo.

Quatro cursos foram desenvolvidos pela Diretoria de Educação a Distância a fim de auxiliar o processo formativo para o trabalho docente no Moodle: Ambientação para Educação a Distância: Conhecendo o Moodle (20h); Formação para Docência no Moodle (40h); Educação Híbrida: Reflexão e prática (20h); e Como Desenvolver um curso MOOC no Moodle (60h). Além dos cursos, uma base de conhecimento foi criada e publicizada a fim de apresentar as principais rotinas e tutoriais sobre o Moodle, bem como assuntos relacionados às tecnologias educacionais. Esta base de conhecimento, conhecida como GuiaEaD do IFG, pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://guiaead.ifg.edu.br. Ainda como parte desta ação formativa, foram gravadas e disponibilizadas à toda comunidade do IFG mais de 180 videoaulas sobre o Moodle, disponíveis no endereço eletrônico https://www.youtube.com/@EaDIFGoficial.


Moodle para os cursos na modalidade a distância (Moodle EaD)