Lição (4.1 ou superior)
Mais que uma atividade, a lição é uma importante estratégia para a disponibilização de conteúdos e materiais didáticos em geral, como textos, figuras, tabelas e demais objetos textuais e imagéticos. Possibilita a criação de páginas que podem ser organizadas em capítulos e subcapítulos, similar ao recurso do tipo livro. As páginas podem conter questões objetivas que, dependendo das respostas submetidas pelo participante, podem direcioná-lo para a página seguinte ou para a releitura de páginas ou capítulos anteriores. Embora pouco utilizada, a lição é uma poderosa estratégia para a construção de percursos formativos aliados à avaliação da aprendizagem.
Configurando uma Lição no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Lição".
Como criar uma lição na prática
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Nome | O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade. |
Exibir descrição na página do curso | Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Aparência | Mídia vinculada: um arquivo multimídia pode ser anexado ao conteúdo da lição
Visualizar pontuação corrente: as páginas mostrarão a pontuação corrente obtida pelo estudante até aquele momento Barra de progresso: habilita ou desabilita a barra de progresso na parte inferior das páginas |
Disponibilidade | Disponível a partir de: Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para participar da lição antes desta data.
Prazo final: Caso habilitado, define a data final para a participação na atividade. Limite de tempo: Indica quanto tempo o estudante pode permanecer com a lição aberta, após iniciar a sua leitura. |
Controle de fluxo | Permitir revisão pelo estudante: caso habilitado, o estudante poderá retornar nas questões já respondidas
Número máximo de tentativas por questão: indica quantas tentativas os estudantes podem realizar em cada questão |
Nota | Calculando o resultado das tentativas: em caso de mais de uma participação na lição, o Moodle poderá escolher a média das tentativas ou a maior nota
Permite-se retomar a lição: se habilitado, os estudantes podem participar da lição inúmeras vezes. |