Fórum
Os fóruns são uma ferramenta de discussão por natureza, mas podem ter outro tipo de uso, como por exemplo uma mailing list, um blog, um wiki ou mesmo um espaço de reflexão sobre um determinado conteúdo, sendo essa a principal finalidade de um fórum.
Podem contribuir significativamente para efetividade da comunicação e construção de uma comunidade em um ambiente virtual. Os fóruns do Moodle podem ser estruturados de diversas formas (discussão geral, uma única discussão, sem respostas, etc.) e podem permitir classificação de cada mensagem. As mensagens podem também incluir imagens e anexos.
Participantes podem assinar o fórum para receber por e-mail as notificações de novos posts, o que o torna uma importante ferramenta para envio de notícias e avisos aos usuários assinantes daquele fórum.
Outra característica importante do fórum é que ele pode ser avaliado, dessa forma o professor pode atribuir notas aos posts feitos pelos estudantes.
Alguns exemplos para utilização do fórum:
- Espaço para que os estudantes possam se apresentar uns aos outros
- Divulgações de avisos e noticias sobre a disciplina
- Espaço para que os estudantes tirem dúvidas sobre determinados tópicos da disciplina
- Espaço para continuar alguma discussão iniciada em sala de aula
Adicionando um fórum
Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Fórum. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)
Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros do fórum:
Geral
O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o fórum vai ser apresentado no corpo da sala.
O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o fórum, qual tipo de discussão e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o fórum.
Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do fórum. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Tipo de fórum:
Cada usuário inicia apenas um novo tópico | Cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema. |
Fórum geral | Os participantes podem iniciar quantos tópicos desejarem, é o tipo de fórum mais flexível e, em geral, o mais utilizado. |
Fórum P e R (perguntas e respostas) | Neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente. |
Fórum padrão exibido em um formato de blog | As mensagens postadas são disponibilizadas na forma de um blog que reúne todas as participações. |
Uma única discussão simples | É um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema específico.
Nesse tipo de fórum, os participantes não iniciam tópicos, eles apenas respondem o tópico principal. |