Chat
O chat é uma atividade de comunicação síncrona (simultânea) amplamente utilizada no Moodle. Ela permite a comunicação entre os participantes da sala virtual, em tempo real, o que contribui muito para troca de informações e também para o esclarecimento de duvidas.
Os chats podem ser configurados para funcionar uma vez só ou podem se repetir em várias sessões durante o dia ou mesmo por semanas. As sessões do chat podem ser salvas, possibilitando que os participantes tenham acesso ao que foi conversado durante as sessões. Além disso, as sessões do chat podem ser divididas por grupos, possibilitando que apenas determinados usuários vinculados àquele grupo tenham acesso a esse chat.
Alguns exemplos para utilização do chat:
Reuniões regulares entre os alunos de um determinado curso;
Reuniões entre os alunos e o professor da disciplina;
Sessões de discussão sobre determinado assunto proposto pelo professor;
Reuniões de orientação e monitoria entre o professor e o aluno e também entre os próprios alunos.
A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.
Adicionando um Chat
Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Chat. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)
Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar os parâmetros do chat:
Geral
O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome o chat vai ser apresentado no corpo da sala.
O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre o chat, horários, finalidade, enfim, é o enunciado do chat. Esse texto aparecerá quando o participante acessar o chat.
Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo do chat. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Sessões do Chat
As configurações de sessão dizem respeito à abertura do chat bem como parâmetros de repetição.
A saber:
Data do próximo chat | Data e horário de abertura da primeira sessão do chat |
Repetir sessões | Não publicar os horários dos chats: o horário de abertura do chat não aparecerá nas configurações
Não repetir - Publicar apenas os horários específicos: Na mesma hora todos os dias: No mesmo horário cada semana: |
Salvar as sessões encerradas | |
Todos podem ver as sessões encerradas |