Perfil e Preferências
Para acessar o perfil e as preferências do usuário é necessário que esteja devidamente autenticado na plataforma.
Perfil do usuário
Caminho: Menu superior > Perfil.
O perfil é o local onde são armazenadas as informações pessoais do usuário. Para acessa-lo, vá ao menu superior e clique em "Perfil":
Será mostrado a página com o perfil do usuário autenticado. Neste espaço o usuário terá acesso a seus principais dados cadastrais na plataforma, também pode-se conferir a relação das salas em que o usuário está inscrito, bem como o primeiro e o último acesso ao Moodle.
A saber:
1: Detalhes do usuário | Principais dados de cadastro do usuário |
2: Detalhes do curso | Cursos (disciplinas) em que o usuário está inscrito |
3: Miscelânea | Um compilado de mensagens e discussões do usuário
É importante não confundir com mensagens particulares |
4: Relatórios | Dados da sessão ativa para o login atual |
5: Atividade de login | Primeiro e último acesso ao Moodle. Observe que nesta imagem nenhuma disciplina está selecionada
Caso selecione alguma disciplina [2], as informações de login passam a ser sobre o primeiro acesso àquela disciplina. |
6: Modificar perfil | Link onde o usuário vai editar o seu próprio perfil. |
Modificar Perfil
Caminho: Menu superior > Perfil > Modificar Perfil.
Como dito, o perfil é onde são armazenadas as informações pessoais do usuário. Algumas destas informações são fundamentais no decorrer do curso e importantes para o uso do Moodle como um todo.
Confira todos os campos e altere-os, caso necessário. Os campos que merecem maior atenção são os seguintes:
- Endereço de e-mail
- Cidade/Município
- País
- Descrição (apresente-se aos demais usuários da plataforma e poste uma breve descrição sobre você)
- Imagem do usuário (coloque uma foto para que os demais usuários possam conhecê-lo melhor)
Os demais campos são opcionais.
Ao terminar de atualizar o perfil, lembre-se de salvar as alterações, para isso, no final da página, clique no botão "Atualizar Perfil".
Lembre-se de manter o seu perfil sempre atualizado, principalmente o endereço de e-mail. Ele será muito importante no decorrer do curso.
Preferências
Caminho: Menu superior > Preferências.
É o espaço onde o usuário vai dizer ao sistema quais são as suas preferências em questões como: fórum, idioma padrão, mensagens, editor de textos. Além de conter menus importantes como, por exemplo, alteração de senha.
A saber:
Modificar perfil | Consulte a seção anterior: Modificar perfil |
Mudar a senha | Onde o usuário vai mudar a sua senha. Note a diferença entre mudar e redefinir a senha.
Para mudar a senha é necessário que o usuário esteja autenticado no Moodle, ou seja, que ele saiba a senha. |
Idioma preferido | Em geral, deve ser utilizado o Português do Brasil [pt-br] |
Preferências do fórum | Configurações sobre o comportamento dos fóruns
Trata de assinatura, monitoramento e recebimento das mensagens por e-mail |
Preferências do editor | Indica o editor de textos a ser usado no Moodle. |
Mensagens | Configura o método de aviso das mensagens recebidas. |
Preferências do fórum
Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do fórum.
A saber:
Tipo de compilação de email | Sem compilação (um email para cada nova mensagem do fórum): a cada nova mensagem no fórum, você receberá a cópia desta mensagem no seu e-mail.
Completo (um email diário com as mensagens completas dos fóruns): você receberá uma vez ao dia um compilado de todas as mensagens dos fóruns. Assuntos (um email diário apenas com os assuntos das mensagens): você receberá também uma vez ao dia um compilado contendo apenas os assuntos das mensagens. Observação: para que as três opções funcionem, é necessário que os fóruns estejam assinados. |
Assinatura automática | Não: Não quero ser assinante dos fóruns automaticamente. Neste caso é necessário que assine os fóruns manualmente.
Sim: Quando envio mensagens a um fórum, quero ser assinante automaticamente. Depois da primeira participação no fórum, o usuário já se torna assinante, automaticamente. |
Monitoramento do fórum | Não: Não marque as mensagens que eu já li.
Sim: Ponha em evidência as novas mensagens. |
Preferências do editor
Caminho: Menu superior > Preferências > Preferências do editor.
Neste menu, o usuário escolhe qual editor de texto irá utilizar. A opção padrão já vem selecionada para o usuário, esta opção é escolhida pelo administrador do sistema.
Em geral, recomenda-se que seja utilizado o editor TinyMCE ou o atto.
Mensagens
Caminho: Menu superior > Preferências > Mensagens.
Configura a forma com que o usuário receberá mensagens de vários tipos, seja por email ou notificação por popup. Caso não esteja seguro do que se trata, mantenha as configurações padrão.