Sala virtual
Tome nota!
A sala de aula virtual é o espaço composto de alunos, professores, tutores, recursos, atividades, blocos, fóruns de discussão, bate papo, enfim, é o espaço onde as aulas efetivamente ocorrem. Fazendo uma analogia, a sala de aula virtual do Moodle corresponde à sala de aula do ensino presencial. É nela onde o professor apresenta o conteúdo e os alunos interagem entre si e com o professor. |
Existem várias formas de organizar salas virtuais dentro dos cursos no Moodle, mas no contexto do IFG, podemos dizer que, na maioria dos casos, uma sala de aula virtual corresponde a uma disciplina, numa relação de um para um. Por exemplo, no curso a distância de Edificações:
Disciplina | Sala de aula virtual |
---|---|
Gerenciamento de Obras e Serviços | CTEDF - Gerenciamento de Obras e Serviços - 2015.1 |
Empreendedorismo | CTEDF - Empreendedorismo - 2015.1 |
... | ... |
Tecnologias das Construções III | CTEDF - Tecnologias das Construções III - 2015.1 |
Transportando esta organização para o Moodle, temos:
Note que dentro do Curso Técnico em Edificações e da oferta existem as salas virtuais, onde cada sala virtual é uma disciplina do curso. Este exemplo é de um curso a distância ofertado pelo IFG/Campus Anápolis, através da Diretoria de Educação a Distância.
Outro exemplo, agora na plataforma Moodle de apoio aos cursos presenciais:
Organização: Campus > Curso > Salas virtuais (disciplinas)
Acessando as salas virtuais
Menu cursos (página inicial)
No menu cursos da página inicial do Moodle estão as categorias e as salas virtuais organizadas hierarquicamente. Portanto, para ter acesso às salas virtuais através do menu cursos, na página inicial do Moodle, clique na categoria do seu curso ou do campus em que você trabalha ou estuda e navegue pelas subcategorias até encontrar a sala virtual desejada. Em geral, elas estão organizadas hierarquicamente podendo ser encontradas facilmente.
Painel do usuário (resumo dos cursos)
Outra forma, é através do bloco "Resumo dos cursos" que aparecerá ao usuário logo após o login, caso o Moodle esteja configurado para tal. Este bloco se encontra no painel do usuário (mymoodle), esse espaço é uma espécie de dashboard para cada usuário. O painel também pode ser acessado através do menu superior > painel.
Através do resumo dos cursos você terá acesso às disciplinas (salas virtuais) em que estiver devidamente matriculado. Esta é uma forma simples e rápida de ter acesso às salas.
Fique atento!
O resumo dos cursos no painel do usuário só mostrará as salas virtuais que o usuário já estiver matriculado. Portanto, caso queira se matricular em alguma disciplina, recomendamos que o faça através do menu de cursos, pois apenas por lá que você conseguirá encontrar a referida disciplina. Em caso de dúvidas, consulte a seção "Inscrevendo alunos na sala virtual". |
Espaços da sala virtual
Para correta utilização da sala virtual, é necessário conhecer como ela é composta e o que cada espaço significa. Conhecer as características da sala virtual é o primeiro passo para o domínio deste espaço tão importante.
A saber:
1: Caminho da sala virtual | Barra de navegação estrutural, da página inicial até a sala virtual. |
2: Tópico introdutório (Tópico 0) | Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Exemplo:
O objetivo é que as informações mais importantes sobre a disciplina sejam postadas neste tópico. |
3: Tópicos | São espaços que compartimentam a sala virtual. Existem para que as aulas, os materiais e as atividades sejam divididos de acordo com a vontade do professor.
Em alguns casos essa divisão já é pré-estabelecida pela equipe pedagógica da instituição. |
4: Ativar edição | Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula. Para adicionar qualquer recurso ou atividade, é necessário que antes a sala esteja em layout de edição.
Para isso, basta clicar neste botão. |
5: Blocos | Blocos são ferramentas dispostas nas porções laterais da sala virtual. Os blocos agregam funcionalidades administrativas e pedagógicas à sala, tornando-se parte fundamental deste contexto.
A qualquer momento você pode acrescentar novos blocos ou mesmo excluir os blocos existentes. |
Layout de edição
Este é o layout da sala virtual quando está em modo de edição. Ou seja, é o layout em que serão adicionados os recursos e as atividades.
Por padrão, a sala virtual aparece ao professor em layout normal de aula, para acionar o layout de edição, basta clicar no botão "Ativar edição", no canto superior direito da sala virtual.
Após acionar o modo de edição, já é possível adicionar, excluir ou editar os recursos e as atividades. Além disso, abre-se a possibilidade de adicionar novos blocos e movimentar os blocos já existentes.
A saber:
1: Adicionar um bloco | Este bloco permite que novos blocos sejam adicionados |
2: Editar cabeçalho | Permite que o cabeçalho de qualquer tópico seja editado. O cabeçalho dos tópicos é nada mais que um rótulo, mas que é geralmente usado como parte introdutória do conteúdo que virá a seguir. |
3: Adicionar atividade ou recurso | Adiciona atividades ou recursos. Note que é possível adicionar em qualquer tópico. |
4: Movimentar tópicos | Movimenta os tópicos no sentido vertical. |
5: Movimentar blocos | Movimenta os blocos na vertical e também na horizontal. Ou seja, embora não recomendado, é possível utilizar as duas colunas laterais na disposição dos blocos. |
Blocos
Os blocos são módulos ou ferramentas que agregam funcionalidades à sala virtual. São similares aos blocos da página inicial, com a diferença que os blocos laterais, no contexto da sala de aula, têm funcionalidades que dizem respeito aos recursos e atividades da própria sala.
Os principais blocos no contexto da sala virtual são:
Bloco Administração: Ferramentas administrativas no contexto da sala virtual. Através deste bloco, é possível gerenciar todas as configurações da sala. Algumas destas opções serão melhor detalhadas em outras seções desta wiki. | |
Bloco Últimas notícias: Apresenta as últimas notícias. Qualquer publicação feita no fórum de notícias da sala aparecerá neste bloco. Lembrando que o papel de estudante não tem permissão de postagem neste fórum. | |
Bloco Navegação: Submenus de acesso a vários contextos do ambiente, muitos deles já abordados em outras seções. Através dele, é possível acessar desde a página inicial do ambiente até | |
Bloco Participantes: Lista os usuários matriculados na sala, independente do papel (estudante, tutor a distância, tutor presencial, professor formador). Através deste bloco é possível filtrar os usuários por papel, grupo ou tempo de inatividade. Ele é muito útil para o último acesso dos estudantes na sala. | |
Bloco Atividade recente: Apresenta as inserções e atualizações de recursos e atividades na sala. Mostra também as interações dos estudantes com as atividades, por exemplo, as últimas respostas aos fóruns e envios de atividades (tarefa). Em linhas gerais, dá um panorama das interações dos usuários com as atividades e recursos. | |
Bloco Próximos eventos: Refere-se principalmente às atividades que estão próximas da data atual. Também apresenta a data de encerramento, servindo como um alerta ao estudante. | |
Bloco Atividades: Mostra as atividades e os recursos criados na sala. | |
Bloco Progresso do curso: Este bloco apresenta ao estudante o seu progresso em cada recurso ou atividade. Ao clicar no botão “Visão geral dos alunos”, o professor terá acesso à barra de progresso de todos os estudantes matriculados na disciplina. |
Observação: Os blocos apresentados aqui estão sob a visão do papel de professor editor.
Além desses blocos, existem vários outros. Alguns já estão no Moodle por padrão, outros precisam ser instalados pelo administrador do sistema. Caso necessite de algum bloco que não esteja disponível nesta instalação do Moodle, consulte o administrador do sistema sobre a possibilidade de instalá-lo.
A qualquer momento você pode ocultar ou mesmo apagar os blocos existentes. Para tanto, na sala com modo de edição ativo, clique no ícone de engrenagem conforme a figura abaixo:
Além disso, é possível também movimentar os blocos lateral e verticalmente. Os blocos podem ficar na direita, na esquerda ou, embora não seja recomendado, em ambos os lados.
Para isso, com a sala em modo de edição, clique no ícone indicado e mantenha o botão do mouse pressionado, movimente o bloco para o local desejado e solte o botão do mouse.
Lembrando que este movimento pode ser feito tanto na vertical quanto na horizontal.
Fique atento!
Recomendamos que os blocos sejam dispostos em apenas um lado da sala, fazendo com que o espaço central da sala tenha uma largura maior, o que torna mais fácil dispor as figuras e os textos, aproveitando melhor os espaços. |
Acrescentar novos blocos também é muito simples, em modo de edição você deve acessar o bloco "Adicionar um bloco" que em geral fica ao final de todos os outros blocos. Após isso selecione o bloco desejado. Caso queira, movimente o novo bloco para a posição que quiser.
Recursos e atividades
São objetos que formam o corpo da sala virtual, os recursos são, em sua maioria, objetos “estáticos” e que não podem ser avaliados. As atividades oferecem meios de interação entre os participantes e, principalmente, podem ser avaliadas.
Os principais recursos são:
- Arquivo
- Galeria de Imagens
- Livro
- Página
- Pasta
- Rótulo
- Link (URL)
As principais atividades são:
- Base de dados
- Chat
- Escolha
- Fórum
- Glossário
- Laboratório de Avaliação
- Lição
- Pesquisa
- Envio de Arquivo (Tarefa)
- Wiki
Comunicação
Dentro da sala virtual é possível que os usuários se comuniquem de diversas formas. Desde feedbacks em atividades a postagens nos fóruns e mensagens privadas.
Notas
Caminho: Bloco Administração > Notas.
Com o papel de professor é possível ter acesso à todas as notas dos estudantes inscritos na disciplina.
A tela padrão do menu é o Relatório de notas, que é uma tabela com os estudantes e suas respectivas atividades.
Participantes
Ele lista os usuários que estão matriculados na sala, independente do papel. Além disso, lista detalhes de cada usuário matriculado. Na lista de participantes, é possível classificar os usuários inscritos por:
- Cursos que você esteja inscrito
- Grupo (caso existam grupos na sala)
- Período de inatividade (importante para verificar se o aluno acessou ou não a sala)
- Lista de usuários
- Papel (função que o usuário ocupa no contexto daquela sala)
Acessar a lista de participantes é importante para que se tenha controle dos usuários cadastrados na sala.
Além disso, ao final da página há um menu que permite selecionar os usuários da lista, com isso, é possível enviar mensagens ou escrever anotações para todos os usuários de uma só vez. Isso é muito útil para enviar avisos e notícias importantes aos alunos.
É possível também pesquisar pelo nome do usuário e mostrar todos os usuários em uma mesma página.