Atividades no Moodle
As atividades no Moodle são objetos que também podem ser adicionados à sala de aula virtual, mas com o objetivo de disponibilizar espaços para interação, comunicação e colaboração entre os participantes. As atividades, em sua maioria, oferecem atributos avaliativos e espaços para feedback.
As principais atividades nativas ao Moodle:
<tbody> </tbody>Características | Atividade |
Atividade que permite a comunicação síncrona entre os participantes, uma espécie de bate papo. | 1 |
Mais que uma atividade, é uma ferramenta de comunicação assíncrona amplamente utilizada no Moodle. | 2 |
Utilizado para aplicação de provas e testes com questões objetivas e/ou dissertativas. | 3 |
Permite a inserção de termos e suas definições, como um dicionário, por exemplo. | 4 |
Permite a submissão de atividades na forma de arquivo ou textos on-line. | 5 |
Possibilita o compartilhamento de diversos tipos de informações conforme as entradas definidas pelo/a professor/a. Texto, imagens, arquivos, links são exemplos de informações que podem ser inseridas nesta atividade. | 6 |
Pode-se classificar as atividades disponíveis no Moodle como coletivas, colaborativas ou individuais. Para isso, além da finalidade de cada uma, é preciso levar em conta o processo de construção da aprendizagem e a forma de interação por meio delas. Nesse sentido, considera-se que as atividades coletivas são aquelas que possibilitam a participação e a interação, mesmo que de forma individual, mas que permitem a visualização das submissões de todos, por todos. Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki são exemplos de atividades coletivas; no Moodle, pode-se considerar que as atividades coletivas também sejam colaborativas, visto que o processo de construção da aprendizagem e a composição do resultado final da atividade, mesmo que também por submissões individuais, são constituídos de forma colaborativa.
Fórum, base de dados, glossário, chat e wiki dispõem de características e funcionalidades que, aliadas a práticas pedagógicas apropriadas, as tornam capazes de promover e potencializar esse tipo de aprendizado.
As atividades individuais, por sua vez, são aquelas cuja participação é feita de forma individual. Outra característica importante das atividades individuais é que as submissões só podem ser visualizadas pelo próprio estudante e pelo professor. Nesta categoria de atividades, o feedback é atribuído também de forma individual, tornando-se visível apenas ao estudante que submeteu a atividade. Tarefa, questionário, H5P, pesquisa e lição são exemplos de atividades individuais.