Papéis e contextos

De GuiaEaD
Revisão de 19h09min de 28 de março de 2017 por Milton (discussão | contribs) (→‎Disciplina)

É importante entender alguns conceitos para fazer o uso do Moodle como um todo. Dentre esses conceitos, os papeis e contextos são os principais.

Papéis

No Moodle, papeis são um conjunto de permissões que podem ser atribuídos ao usuário em diversos contextos.

Permissão é o que o usuário pode fazer em um determinado contexto, por exemplo:

  • Iniciar discussão no fórum
  • Avaliar atividades
  • Adicionar atividades ou recursos
  • Inscrever usuários
  • Criar salas virtuais

Dentre várias outras permissões.

Portanto, o papel do usuário indica, em linhas gerais, o que ele pode fazer em um determinado contexto. Os principais papeis são:

  • Estudante
  • Professor (editor)
  • Professor (não editor)
  • Administrador

É trabalho do administrador do sistema em conjunto com a equipe gestora manter, alterar e até criar novos papeis. Essas configurações dependem de um estudo prévio e dos agentes que atuam no curso. No IFG, por exemplo, além dos papeis padrão, temos alguns outros, como: Coordenação, Tutor presencial, Tutor a distância. Basicamente, todos esses novos papeis derivam dos papeis principais.

Contextos

São espaços onde papeis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os principais contextos são:

  • Sistema
  • Categoria
  • Disciplina (sala virtual)
  • Bloco
  • Atividade

Desse modo, em cada um desses contextos pode-se atribuir um ou mais papéis e até mesmo permissões isoladas.

Os contextos obedecem a uma hierarquia, da esquerda para direita:

Sistema > Categoria > Disciplina > Blocos e Atividades.

Contextos.png

Isso significa que um papel atribuído no contexto do sistema será herdado pelos contextos inferiores (categoria > disciplina > blocos e atividades).

Da mesma forma, um papel atribuído no contexto de determinada categoria, será herdado pelos contextos inferiores a ela (disciplina > blocos e atividades).

Por fim, um papel atribuído no contexto de determinada disciplina, será herdado pelos contextos inferiores a ela (blocos e atividades).

Sistema

É o contexto mais geral do Moodle, dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o administrador do Moodle terá permissão neste nível.

Categoria

São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias. Exemplo:

Categorias dropdown.png

Note que as disciplinas estão dentro de categorias, obedecendo a hierarquia:

Curso Técnico em Química > Oferta 2015.1 > Polo Anápolis > Disciplinas

Além disso, como pode-se perceber, categorias podem abrigar diversas outras subcategorias. A organização dos cursos, períodos letivos, polos, é feita pela equipe gestora de EaD da instituição.

É importante que a organização das categorias seja intuitiva e lógica, pois isso influenciará na navegação até as disciplinas.

Disciplina

Ou sala virtual, é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem, e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos.

É na disciplina onde são criadas as atividades e recursos, pode-se dizer que é onde efetivamente as aulas acontecem.

Blocos e atividades

Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes "ferramentas" de interação entre os estudantes e a disciplina. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão, ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala.