Inscrevendo alunos na sala virtual

De GuiaEaD

Para que os alunos tenham acesso a disciplina no Moodle, é necessário que estejam inscritos na sala virtual. Existem duas formas básicas de inscrição: autoinscrição e inscrição manual.

Autoinscrição

O processo de autoinscrição é o mais indicado, ele possibilita que o professor cadastre uma chave de acesso e, por meio desta, o aluno faça sua matricula na disciplina.

Para habilitar o método de autoinscrição, caso este ainda não esteja habilitado, é necessário que o professor, dentro da sala virtual, siga os seguintes passos:

Caminho: Bloco Administração > Usuários > Métodos de inscrição:

Métodos de inscrição.png

Através do menu "métodos de inscrição", tem-se acesso aos métodos habilitados para esta sala virtual. Note que os método de inscrição podem ser habilitados ou desabilitados no contexto da sala, ou seja, é necessário que o procedimento seja repetido para cada disciplina.

Método autoinscrição - Desabilitado.png

Note que o método de autoinscrição está desabilitado, para habilitá-lo, clique no ícone "olho" referente a este método. Isso faz com que a autoinscrição fique visível e habilitada nesta sala virtual.

Método autoinscrição - Habilitado.png

Com o método de autoinscrição habilitado, o próximo passo agora é configurar seus parâmetros. É neste espaço que é configurada a chave de inscrição para acesso a disciplina.

Observe agora que no menu "Métodos de inscrição" aparecerá a opção "Autoinscrição", para configurá-la, clique nesta opção.

Caminho: Bloco Administração > Usuários > Métodos de inscrição > Autoinscrição:

Configurando parametros de autoinscrição.png

Parâmetros da autoinscrição

Primeira parte:

Parâmetros da autoinscrição I.png

A saber:

Nome personalizado da instância Este nome aparecerá no lugar do nome "autoinstrução" do menu "Métodos de inscrição".
Ativar matrículas existentes Se desativado, todas as auto-inscrições existentes são suspensas e novos usuários não poderão se inscrever.
Permitir novas inscrições Determina se novos usuários podem ou não se inscrever nesta sala através deste método.
Chave de inscrição Parâmetro mais importante, é o código que permitirá aos alunos se matricularem na referida disciplina. Caso este campo esteja vazio, qualquer usuário poderá se inscrever no curso. Dessa forma, somente acessarão o curso aqueles alunos que conhecem a chave de inscrição.
Usar chaves de inscrição de grupo A chave de inscrição de grupo faz com que os usuários sejam automaticamente incluídos ao grupo quando eles se inscrevem no curso.

Esta configuração só faz sentido se o parâmetro "Modalidade de grupos" estiver habilitada.

Papel atribuído por padrão Papel padrão atribuído ao usuário assim que ele se matricular na sala. Em geral, esse papel deve ser o de estudante.
Duração da inscrição Intervalo de tempo no qual a inscrição é válida, iniciando no momento em que o usuário realiza sua inscrição. Caso desabilitado, a duração da inscrição será ilimitada.
Notificar antes da inscrição expirar Esta configuração determina quando as mensagens de notificação de expiramento de inscrição são enviadas.