Adicionando questões ao questionário
A criação e configuração do questionário se dão em duas etapas: criação do questionário e criação das questões. Para que as questões sejam criadas, é recomendado que o questionário já esteja criado e configurado. Portanto, a atividade questionário funciona como um “contêiner” de questões, ou seja, é um objeto que reúne questões objetivas e discursivas e dita o modo como essas questões vão se comportar. Para entender como funciona a criação do questionário, consulte a seção Questionário.
Como dito, existem diversos tipos de questões no Moodle, que podem ser objetivas ou discursivas. As questões objetivas são autocorrigidas, ao criá-las, o professor insere o gabarito da questão e o próprio Moodle corrige a tentativa do aluno e atribui uma nota a ela. Por outro lado, as questões discursivas devem ser corrigidas manualmente pelo professor.
As questões podem ser adicionadas diretamente ao questionário ou também podem ser armazenadas em categorias, formando um banco de dados de questões em diversos formatos. A seguir, serão apresentadas estas duas formas de adicionar perguntas ao questionário.
Diretamente no questionário
Dentro do questionário existem duas formas básicas de adicionar as questões a ele. A primeira é através do botão "Editar questionário", que estará visível caso ainda não haja nenhuma questão criada. A segunda forma é através do mesmo menu "Editar questionário", só que agora no bloco administração.
Para adicionar as questões, acesse: Adicionar > uma nova questão.
Após clicar em "uma nova questão", o próximo passo agora é escolher o tipo de questão a ser adicionada.
Através de categorias (banco de questões)
A outra forma de criar questões é através de categorias, por meio do banco de questões.
Caminho: Bloco Administração > Banco de questões > Categorias.