AVEA Moodle no IFG
Moodle de apoio ao ensino presencial (Moodle Presencial)
A história do Moodle no IFG iniciou em 2004, quando a Coordenação de Telecomunicações do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) manteve uma instalação deste AVEA, na versão 1.4, para que fosse disponibilizada aos professores do departamento. Naquele momento, o Moodle era utilizado como ambiente de apoio para os cursos presenciais, mas não havia regulamentação, tampouco formação para o trabalho docente no Moodle. Os professores que utilizavam este AVEA eram, em sua maioria, os que lecionavam disciplinas na área de informática e redes de computadores, sendo esses professores os que tinham maior familiaridade com os recursos computacionais.
Nesse momento, o Moodle era adotado na maioria dos casos como repositório de arquivos e como espaço para a organização e disponibilização de materiais didáticos aos estudantes, de modo que esses materiais pudessem ser acessados tanto nas aulas em laboratório, quanto fora da instituição. Parte dos professores também utilizavam o Moodle para a aplicação de provas objetivas, valendo-se do fato de que os questionários objetivos eram corrigidos automaticamente pelo próprio Moodle. Outra prática também utilizada por parte dos professores era o recebimento de trabalhos diretamente pelo Moodle, utilizando-se para isso a atividade do tipo tarefa, centralizando todas as submissões em um único local, evitando, portanto, o recebimento de trabalhos por e-mail.
O processo de expansão da Rede Federal resultou, em 2008, na criação dos Institutos Federais. A partir de então, novos câmpus foram criados e passaram a integrar o IFG. Desse momento em diante, ainda de maneira tímida, mais docentes e estudantes passaram a utilizar o Moodle, carecendo ainda de formação e acompanhamento pedagógico.
Até 2011, a gestão deste AVEA Moodle foi feita pelo mesmo grupo de docentes da Coordenação de Telecomunicações situada no Câmpus Goiânia. A partir de então, esse grupo recebeu o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que passou também a atuar na criação de salas e no cadastro de usuários no Moodle. A gestão deste AVEA, embora agora compartilhada com a DTI, se ocupava mais dos aspectos técnicos e operacionais, do que pedagógicos. Esse modelo de gestão do Moodle permaneceu até o ano de 2016.
Esta instalação do Moodle foi descontinuada em 2016, quando em seu lugar foi instalado e disponibilizado a toda comunidade acadêmica o novo AVEA Moodle de apoio ao ensino presencial, agora na versão 3.0.
A partir deste momento, a gestão do AVEA Moodle de apoio ao ensino presencial passou a ser responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância, gestão essa que compreendia a criação de salas, cadastro de estudantes e docentes, bem como a manutenção e atualização deste AVEA. Como apoio ao processo formativo, foram produzidos materiais didáticos e guias de orientação para a utilização pedagógica do Moodle.
A partir de então, foi oportunizado a todos os docentes a utilização do Moodle Presencial como estratégia metodológica para o apoio às disciplinas presenciais, isto era feito por meio da abertura de chamado na central de serviços do IFG. Aqueles professores que quisessem utilizar o Moodle para condução das práticas pedagógicas e atividades assíncronas no Moodle, passaram a solicitar à Diretoria de EaD a criação de salas e os cadastros dos usuários.
Além da gestão técnica e operacional deste AVEA, a Diretoria de Educação a Distância, segundo o Regimento Geral do IFG, é o setor responsável também pela disseminação, no meio acadêmico, do uso das ferramentas digitais de formação, informação e comunicação nas práticas pedagógicas, no
âmbito de todos os Câmpus do IFG. Para além da gestão técnica do Moodle, este setor se ocupou, desde então, da condução do processo formativo para o trabalho didático-pedagógico docente por meio do Moodle. Materiais didáticos, cursos de formação e guias de orientação foram desenvolvidos a fim de apresentar o Moodle para além da técnica, passando também por aspectos pedagógicos e formativos, sem os quais o trabalho docente por meio deste AVEA não seria plenamente efetivo.
Quatro cursos foram desenvolvidos pela Diretoria de Educação a Distância a fim de auxiliar o processo formativo para o trabalho docente no Moodle: Ambientação para Educação a Distância: Conhecendo o Moodle (20h); Formação para Docência no Moodle (40h); Educação Híbrida: Reflexão e prática (20h); e Como Desenvolver um curso MOOC no Moodle (60h). Além dos cursos, uma base de conhecimento foi criada e publicizada a fim de apresentar as principais rotinas e tutoriais sobre o Moodle, bem como assuntos relacionados às tecnologias educacionais. Esta base de conhecimento, conhecida como GuiaEaD do IFG, pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://guiaead.ifg.edu.br. Ainda como parte desta ação formativa, foram gravadas e disponibilizadas à toda comunidade do IFG mais de 180 videoaulas sobre o Moodle, disponíveis no endereço eletrônico https://www.youtube.com/@EaDIFGoficial.