Base de dados (4.1 ou superior)
A base de dados é uma atividade colaborativa que possibilita a inserção de arquivos, caixas de seleção, coordenadas, imagens, menus de seleção, números, textos curtos, links e textos longos. Por meio dessa atividade, é possível customizar modelos para inserção dos dados e personalizar o modo em que esses mesmos dados serão apresentados aos participantes. Embora seja uma atividade de difícil configuração, ela pode ser uma poderosa estratégia colaborativa para construção da aprendizagem, já que possibilita a interação entre os participantes e a visualização das inserções de todos por todos. Pode ser utilizada para a construção de bases de conhecimento, para a divulgação de links e materiais diversos, para a definição de termos e seus respectivos conceitos, dentre outros.
Configurando uma Base de Dados no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Base de dados".
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros. | |
Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo. | |
Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes. | |
Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos. | |
Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online. | |
Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo. | |
Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas. | |
Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web. | |
Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte. | |
Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros. | |
Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas. |