Pesquisa (4.1 ou superior)

De GuiaEaD
Atividade pesquisa.png

Categorizada como uma atividade no Moodle, a pesquisa não disponibiliza espaços para feedback nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.

Alguns exemplos para utilização da pesquisa:

- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;

- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;

- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.

Configurando uma Pesquisa no Moodle

Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".

Principais parâmetros de configuração

Parâmetro Descrição
Nome O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala.
Descrição O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa.
Exibir descrição na página do curso Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.
Disponibilidade Permitir respostas de: Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.

Permitir respostas até: Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data.

Configurações de pergunta e apresentação Gravar nomes de usuários:Anônimo: a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.

O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas: a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta.

Habilitar múltiplas submissões: Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez.

Habilitar notificações de submissões: Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão.

Números automáticos de questões: Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão.

Após submissão Mostrar a página de análise: ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.

Mensagem de conclusão: é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas.

Link para a próxima atividade: ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo.