Contextos no Moodle

De GuiaEaD
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Contextos1 são espaços virtuais em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários. Os contextos e as suas hierarquias estão descritos na figura a seguir.

O sistema, apresentado aqui como contexto maior e que engloba todos os outros, refere-se ao Moodle em sua totalidade. Pode-se dizer, então, que o sistema é o próprio Moodle. Comumente, apenas o papel de administrador deve ter acesso ao contexto do sistema.

Representação visual dos contextos no Moodle. Clique, acesse e faça download!

Os papéis atribuídos em contextos superiores são herdados pelos contextos inferiores. Em outras palavras, se um papel for atribuído no contexto do sistema, ele será herdado em todos os contextos inferiores (categoria, curso, blocos e atividades). Se a atribuição do papel se der em uma categoria, ele será herdado em todos os cursos que fazem parte desta categoria. Por fim, caso a atribuição do papel seja efetuada em um curso, ele será herdado pelos blocos e atividades nele contidos. Embora seja possível a atribuição de papéis nos contextos do sistema, blocos e atividades, essa não é uma prática usual no Moodle.

Contextos e suas particularidades

Contexto Descrição
Sistema É o contexto mais geral do Moodle. Dentro dele, estão todos os outros contextos. Em geral, apenas o Administrador do Moodle terá permissão neste nível.
Categoria São espaços usados para organizar cursos, disciplinas e até mesmo outras categorias
Curso (sala virtual) A Disciplina ou Sala Virtual é o contexto mais importante do Moodle. É nele que as aulas efetivamente ocorrem e, em boa parte dos casos, é onde a maioria dos papéis e permissões são atribuídos
Blocos e atividades Dentro do contexto da sala virtual, os blocos e as atividades são importantes espaços de interação entre os estudantes e entre estes e o próprio Moodle. Hierarquicamente, blocos e atividades herdam as permissões do contexto imediatamente superior, ou seja, se um usuário é cadastrado como professor em uma determinada sala virtual, por padrão ele também será um professor em um bloco ou em uma atividade que esteja dentro desta mesma sala. Não é usual atribuir ou alterar papeis neste contexto.



1  No Moodle, o termo “contexto” tem um significado específico para este AVEA. Portanto, no Moodle os contextos são locais virtuais construídos (cursos, categorias, recursos, atividades, blocos) onde as permissões de acesso e de uso são atribuídas a usuários, individuais ou em grupo, por meio de funções. Exemplos: professores, estudantes ou outros papéis recebem funções de acesso e de uso nos diferentes contextos do Moodle (COLLMAN, 2019)[1].


  1. COLLMAN, Chris. Moodle context. In: Moodle: Glossary of common terms. 08. jul. 2019. Disponível em: https://moodle.org/mod/glossary/showentry.php?eid=9984. Acesso em 15 abr. 2023.