Pesquisa (4.1 ou superior)
Categorizada como uma atividade no Moodle, a pesquisa não disponibiliza espaços para feedback nem atribuição de nota, entretanto, ela é uma importante estratégia para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação com diversas finalidades. Por meio da pesquisa é possível criar questões de múltipla escolha, questões abertas, caixas de seleção, dentre outros tipos. O resultado das submissões é apresentado em forma de gráficos, tornando mais fácil e amigável a interpretação dessas participações. A atividade pesquisa é uma boa alternativa ao google forms, sobretudo em questionários de menor porte e restritos a um determinado público.
Alguns exemplos para utilização da pesquisa:
- Pesquisa de satisfação ao final da disciplina;
- Avaliação quantitativa sobre a escolha de determinado tema;
- Avaliação de satisfação sobre determinado evento proposto pelo professor ou pela instituição.
Configurando uma Pesquisa no Moodle
Com a sala virtual em modo de edição, clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" > "Pesquisa".
Exemplo 1: Pesquisa para mapeamento do público do curso
Exemplo 2: Pesquisa de avaliação do curso
Principais parâmetros de configuração
Parâmetro | Descrição |
Nome | O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a pesquisa vai ser apresentada no corpo da sala. |
Descrição | O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações sobre a pesquisa, qual assunto abordado e sua finalidade, enfim, é o enunciado do fórum. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a primeira tela da pesquisa. |
Exibir descrição na página do curso | Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da pesquisa. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada. |
Disponibilidade | Permitir respostas de: Caso habilitado, este parâmetro configura a data e o horário de abertura da pesquisa. Dessa forma, os usuários não conseguirão acessá-la antes desta data.
Permitir respostas até: Caso habilitado, este parâmetro configura a data de o horário de encerramento da pesquisa. Desta forma, os usuários não conseguirão acessá-la depois desta data. |
Configurações de pergunta e apresentação | Gravar nomes de usuários:Anônimo: a pesquisa será respondida de forma anônima, dessa forma o nome do usuário que respondeu não será registrado.
O nome do usuário será registrado e mostrado com as respostas: a resposta ficará vinculada ao usuário que respondeu a pesquisa. Dessa forma o avaliador saberá qual usuário submeteu aquela resposta. Habilitar múltiplas submissões: Caso a submissão seja anônima, é possível que o participante responda a pesquisa mais de uma vez. Habilitar notificações de submissões: Se habilitado, os professores receberão uma notificação a cada submissão. Números automáticos de questões: Habilita ou desabilita os números automáticos para cada questão. |
Após submissão | Mostrar a página de análise: ao final da pesquisa será apresentado ao participante uma página com a análise das respostas submetidas por ele.
Mensagem de conclusão: é possível também apresentar uma mensagem ao participante após a submissão das respostas. Link para a próxima atividade: ao final da pesquisa, após a submissão das respostas, caso queira redirecionar o participante para outra atividade, insira o link neste campo. |