Elaboração de disciplinas EaD

De GuiaEaD
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A fase de elaboração de uma disciplina EaD é uma etapa crucial do processo de desenvolvimento de um curso online. Nessa fase, o docente e a equipe responsável pelo projeto trabalham juntos para criar a estrutura, o conteúdo e os recursos necessários para proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa aos alunos. Aqui estão algumas etapas comuns durante a fase de elaboração do Plano de Ensino:

  • Definir os objetivos e resultados de aprendizagem: Identificar claramente os objetivos educacionais da disciplina e os resultados de aprendizagem esperados. Isso ajudará a orientar o desenvolvimento do conteúdo e das atividades.
  • Organizar o conteúdo: Estruturar o conteúdo do curso de forma lógica e sequencial. Dividir o conteúdo em tópicos (módulos ou unidades de acordo com o curso), determinando o que será abordado em cada parte e como esses elementos se relacionam entre si.
  • Metodologia de ensino: Escolher as estratégias de ensino apropriadas para a EaD, como vídeos, textos, atividades interativas, fóruns de discussão, estudos de caso, projetos colaborativos, entre outros. É importante promover a interação e a participação ativa dos alunos.
  • Selecionar e desenvolver materiais didáticos: Escolher materiais didáticos adequados, como textos, vídeos, áudios, infográficos, atividades interativas, entre outros. Além disso, criar ou adaptar recursos de aprendizagem que atendam aos objetivos da disciplina. A elaboração de material autoral é uma das opções mais adequadas, para se disponibilizar aos alunos (folders, cartazes, textos, guias, slides, mapas conceituais/mentais, livretos, esquemas, modelos, gráficos, infográficos, gravuras, desenhos, entre outros) .  O material didático autoral precisa ser considerado, principalmente, quando o material de um determinado conhecimento for muito extenso (observar a parametrização item 3.2 da próxima seção)
  • Planejar atividades e avaliações: Definir atividades que engajem os alunos, promovam a interação e apliquem o conhecimento adquirido. Considerar diferentes formatos de avaliação, como testes, trabalhos individuais, projetos práticos, participação em fóruns de discussão, entre outros
  • Escolher as tecnologias e plataformas: Selecionar as ferramentas e tecnologias adequadas para a entrega do conteúdo e a interação com os alunos. Isso pode incluir o uso de uma plataforma de aprendizagem online, videoconferências, fóruns de discussão, e-mail,, entre outros recursos
  • Design Educacional: Aplicar princípios de design instrucional para criar uma experiência de aprendizagem eficaz. Considerar a sequência das atividades, a apresentação visual, a usabilidade e a acessibilidade dos materiais.
  • Desenvolver recursos multimídia: Criar ou utilizar recursos multimídia, como vídeos, animações, podcasts ou simulações, para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais envolvente e acessível.
  • Preparar a documentação do curso (templates): Criar orientações, dialógicas, claras para os alunos, incluindo o cronograma das atividades, diretrizes de participação e avaliação, entre outras informações relevantes.

Esses são apenas alguns dos aspectos que o docente deve levar em consideração ao elaborar uma disciplina para Educação a Distância. É importante lembrar que a qualidade da experiência de aprendizagem depende da dedicação e do envolvimento do professor em criar um ambiente de aprendizagem virtual estimulante e eficaz para seus alunos.

Linguagem Dialógica Instrucional

Antes de iniciar a elaboração da disciplina se faz necessário tocar em um ponto essencial para o processo de ensino aprendizagem na modalidade EaD, a Linguagem Dialógica Instrucional.  Ela toma como princípios a dialogicidade da língua de Bakhtin e da educação dialógica de Freire (1995). Para este “a experiência dialógica é fundamental para a construção da curiosidade epistemológica…”.Freire pontua que a educação dialógica é um processo no qual educadores e estudantes se engajam em um diálogo aberto e horizontal, no qual ambos são ativos na construção do conhecimento. Bakhtin salienta que a dialogicidade da língua é um processo de interação e troca de significados entre os participantes de um discurso, considerando-se “quem fala”, “com quem se fala”, “qual a intenção da fala”, “qual o contexto sócio-histórico-cultural da fala”.

Desse modo, há que se pensar na Linguagem Dialógica Instrucional na EaD como uma estratégia para se criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, participativo e de maior engajamento. Isso contribui para uma experiência educacional mais envolvente, significativa e relevante, proporcionando maior interação entre o docente e o discente e diminuindo a distância transacional entre estes atores nesta modalidade de educação. Afinal, pode-se estabelecer proximidade apesar da distância. A comunicação verbal, falada ou escrita, é fundamental para que este processo seja exitoso.