Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas

Artigos.png

Aqui você encontrará uma seleção de artigos científicos, nas diversas áreas do conhecimento, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais.

Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas

Autores Artigo
  • Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
  • Guilherme Ribeiro Rostas
O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. Acesso
  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Núbia dos Santos Saad
Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas  ao  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA) [...]. O texto enfatiza as principais características e funções do ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as contribuições que pode possibilitar para a organização do trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender.
  • Cleber Cicero MagnagnagnoI
  • Monica Parente RamosI Lucila
  • Maria Pesce de OliveiraI
Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Acesso
Trecho do resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...] o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino.
  • Simone Fernandes Gonçalves
  • Amanda Cristiane Naves
  • Edneusa Lima Silva
Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. Acesso
Trecho do resumo: O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação.
  • Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva
  • Claudia Aparecida Rosário dos Santos
  • Ângela Maria Sebastião Nardin
Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. Acesso
Trecho do resumo: Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o software, as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, quizzes, questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software.
  • Sandra Regina Santana Costa
  • Barbara Cristina Duqueviz
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Acesso
Trecho do resumo: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens.
  • Fabiana dos Santos Almeida
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • Kelly Cristina da Silva Ruas
O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Acesso
Trecho do resumo: O artigo apresenta a análise de aspectos que possibilitam a inserção das tecnologias digitais nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração e implantação de políticas públicas no Brasil.
  • Paula Diogo Oliveira
  • Ana Margarida Veiga Simão
  • Paula Costa Ferreira
A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.
  • Paula Bianchi
  • Giovani De Lorenzi Pires
A inserção curricular das TIC na formação de professores. Acesso
Trecho do resumo: O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos  que  a  futura  geração  de  professores,  que  está  sendo  formada  atualmente  pelos currículos  das  universidades  investigadas  tende  a  continuar  com  profundas  dificuldades  em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar.
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
  • José de Pinho Alves Filho
  • Elcio Schuhmacher
As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...].
  • Helen Betane Ferreira Pereira
  • Milton Ferreira de Azara Filho
  • Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro
O Ensino Remoto e a formação docente. Acesso
Trecho do resumo: O presente estudo objetiva apresentar e analisar as experiências formativas dos professores de uma instituição pública de ensino para o Sistema de Ensino Emergencial (SEE), a partir de relatos de participantes do curso de autoformação Formação para Docência no Moodle, expressos no questionário de avaliação do curso [...].