Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições
Antes de iniciar efetivamente o curso, é necessário certificar-se de que as configurações estão corretas e que o curso pode ser iniciado. Para isto, vamos te mostrar um checklist para validação da sala virtual, são pontos fundamentais para o bom andamento do curso. Muita atenção aos pontos listados!
1: Verifique se as orientações estão claras e objetivas!
Lembre-se que você não terá momentos síncronos nem encontros semanais com os estudantes, desta forma, todas as informações necessárias para o desenvolvimento do curso precisam estar claras, objetivas e fáceis de encontrar. Atente-se:
- A identificação dos locais de informação. Tente deixar uma página com as principais orientações sobre o curso logo no início da sala.
- Outro exemplo é o bloco HTML, que fica na lateral da sala. Use este espaço para passar informações rápidas sobre o curso.
Dica!
Acesse o curso e faça o exercício de se colocar no lugar do estudante. Tente responder a três perguntas:
- O que fazer? (O que devo fazer no curso? Por onde começo?)
- Quando fazer? (As atividades têm prazo? Qual o prazo do curso? Posso fazer uma atividade logo após a outra?)
-
Onde e a quem devo recorrer? (Não entendi algum ponto... como entro em contato para sanar minha dúvida?)
2: Analise cuidadosamente a página do curso e confira:
- O título e a descrição em cada tópico.
- O tamanho e a posição das imagens. Tente não usar imagens grandes na página do curso (corpo da sala).
- Os nomes e os locais em que os separadores estão. Eles dividem os materiais e as atividades, cada um tem o seu lugar correto.
- Os rótulos: veja se não existe algum rótulo muito extenso e que poderia ser substituído por uma página.
Tente não deixar a página do curso muito carregada e extensa, isto dificulta o entendimento e a navegação pelos tópicos.
3: Clique em todos os objetos da sala (recursos e atividades) para conferir:
- Se todos os vídeos estão disponíveis e se não há links "quebrados".
- Se o tamanho e a cor da fonte nos textos estão adequados. Evite tamanhos de fonte pequenos e cores claras para o texto, o contraste entre o texto e o fundo é importante para a leitura.
4: Confira todas as notas das atividades e o somatório total do curso:
- Verifique se as notas das atividades avaliativas estão de acordo com o planejado no mapa de atividades.
- Certifique-se de que as atividades formativas estão sem nota.
- Confira o método de avaliação em todos os questionários e certifique-se de que esteja configurado como "Nota mais alta".
- Confira o número de tentativas nas atividades avaliativas.
- Certifique-se de que o total do curso seja 100 pontos. Trabalhe com uma soma simples, isto vai facilitar muito a compreensão da nota final do curso.
5: Verifique todos os requisitos de conclusão e restrições:
- Confira se os requisitos de conclusão estão todos configurados corretamente. Veja se há algum requisito habilitado em rótulos ou objetos que não deveriam ter requisitos habilitados. Se encontrar, remova!
- Confira todas as restrições habilitadas no curso, tópico a tópico. Veja se os recursos estão liberando corretamente as atividades que deveriam habilitar. Esse é um ponto fundamental para que o curso funcione corretamente, depois que o curso começar a funcionar vai ser difícil ajustar as restrições sem quebrar algum requisito.
6: Revise as configurações do certificado de conclusão:
- Revise o texto do certificado.
- Confira se as variáveis estão buscando os campos corretamente.
- Veja se alguma frase no certificado, depois que pegar a variável, não vai ultrapassar o espaço indicado para o texto. Por exemplo a frase em que será apresentada o nome do participante. Exemplo:
7: Revise as configurações do método de autoinscrição:
- Confira a data inicial e final no método de autoinscrição.
- Confira o texto da mensagem de boas vindas. Se possível, faça um teste e peça para alguém se inscrever no seu curso para verificar se a mensagem foi recebida corretamente.