Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições

De GuiaEaD

Antes de iniciar efetivamente o curso, é necessário certificar-se de que as configurações estão corretas e que o curso pode ser iniciado. Para isto, vamos te mostrar um checklist para validação da sala virtual, são pontos fundamentais para o bom andamento do curso. Muita atenção aos pontos listados!

1: Verifique se as orientações estão claras e objetivas!

Lembre-se que você não terá momentos síncronos nem encontros semanais com os estudantes, desta forma, todas as informações necessárias para o desenvolvimento do curso precisam estar claras, objetivas e fáceis de encontrar. Atente-se:

  • A identificação dos locais de informação. Tente deixar uma página com as principais orientações sobre o curso logo no início da sala.
  • Outro exemplo é o bloco HTML, que fica na lateral da sala. Use este espaço para passar informações rápidas sobre o curso.

Dica!
Acesse o curso e faça o exercício de se colocar no lugar do estudante. Tente responder a três perguntas:

  • O que fazer? (O que devo fazer no curso? Por onde começo?)
  • Quando fazer? (As atividades têm prazo? Qual o prazo do curso? Posso fazer uma atividade logo após a outra?)
  • Onde e a quem devo recorrer? (Não entendi algum ponto... como entro em contato para sanar minha dúvida?)

Se conseguir responder as três perguntas sem precisar procurar muito, parabéns, você está no caminho certo!

2: Analise cuidadosamente a página do curso e confira:

  • O título e a descrição em cada tópico.
  • O tamanho e a posição das imagens. Tente não usar imagens grandes na página do curso (corpo da sala).
  • Os nomes e os locais em que os separadores estão. Eles dividem os materiais e as atividades, cada um tem o seu lugar correto.
  • Os rótulos: veja se não existe algum rótulo muito extenso e que poderia ser substituído por uma página.

Tente não deixar a página do curso muito carregada e extensa, isto dificulta o entendimento e a navegação pelos tópicos.


3: Clique em todos os objetos da sala (recursos e atividades) para conferir:

  • Se todos os vídeos estão disponíveis e se não há links "quebrados".
  • Se o tamanho e a cor da fonte nos textos estão adequados. Evite tamanhos de fonte pequenos e cores claras para o texto, o contraste entre o texto e o fundo é importante para a leitura.

4: Confira todas as notas das atividades e o somatório total do curso:

  • Verifique se as notas das atividades avaliativas estão de acordo com o planejado no mapa de atividades.
  • Certifique-se de que as atividades formativas estão sem nota.
  • Confira o método de avaliação em todos os questionários e certifique-se de que esteja configurado como "Nota mais alta".
  • Confira o número de tentativas nas atividades avaliativas.
  • Certifique-se de que o total do curso seja 100 pontos. Trabalhe com uma soma simples, isto vai facilitar muito a compreensão da nota final do curso.

5: Verifique todos os requisitos de conclusão e restrições:

  • Confira se os requisitos de conclusão estão todos configurados corretamente. Veja se há algum requisito habilitado em rótulos ou objetos que não deveriam ter requisitos habilitados. Se encontrar, remova!
  • Confira todas as restrições habilitadas no curso, tópico a tópico. Veja se os recursos estão liberando corretamente as atividades que deveriam habilitar. Esse é um ponto fundamental para que o curso funcione corretamente, depois que o curso começar a funcionar vai ser difícil ajustar as restrições sem quebrar algum requisito.

6: Revise as configurações do certificado de conclusão:

  • Revise o texto do certificado.
  • Confira se as variáveis estão buscando os campos corretamente.
  • Veja se alguma frase no certificado, depois que pegar a variável, não vai ultrapassar o espaço indicado para o texto. Por exemplo a frase em que será apresentada o nome do participante. Exemplo:

Conferencia do certificado.png


7: Revise as configurações do método de autoinscrição:

  • Confira a data inicial e final no método de autoinscrição.
  • Confira o texto da mensagem de boas vindas. Se possível, faça um teste e peça para alguém se inscrever no seu curso para verificar se a mensagem foi recebida corretamente.