Finalidade do fórum de avisos

De GuiaEaD

Aos que já trabalharam com o Moodle e configuraram uma sala virtual, perceberam que no topo da sala existe um fórum com nome "Avisos"? Pois é, esse é o famoso e antigo Fórum de notícias do Moodle. Todas as salas geram automaticamente um fórum de avisos (a partir da versão 3.3 o Moodle deu o nome de Avisos), ele não pode ser excluído e todos os participantes inscritos na sala são assinantes deste fórum, o que significa que as postagens nele serão encaminhadas por email. Além disso, o bloco "Últimos avisos" é integrado ao fórum de avisos e as postagens mais recentes aparecerão em destaque neste bloco. Apenas o professor tem permissão para postar mensagens no fórum de avisos, então não espere respostas dos alunos por ele! Beleza?

Seu nome pode ser mudado para algo mais apropriado como  "Fórum de notícias", "Dicas e avisos" ou coisa parecida. Um nome que costumo dar a ele é "Fórum de notícias, avisos e dicas", isso vai depender do seu propósito!

Este fórum é uma importante ferramenta de comunicação entre o professor e o aluno, nesta ordem. Ele vai te ajudar muito quando estiver ministrando sua disciplina ou parte dela a distância.

Identificando o fórum de avisos

Como sei qual fórum é o fórum de avisos? Isto é simples, assim que a sala for criada e estiver ainda em branco, limpa, você conseguirá identificá-lo logo no topo da sala com o nome de avisos:

Fórum de avisos - Moodle 3.8.1.png

Quem pode postar no fórum de avisos?

Por padrão apenas papeis de professor, moderador (tutor) ou papeis derivados destes é que podem postar mensagens e responder mensagens no fórum de avisos.

Portanto, não espere que o estudante responda alguma mensagem neste fórum ou mesmo que inicie alguma discussão.

Para que serve o fórum de avisos?

Para que o professor poste notícias, avisos ou informações aos estudantes matriculados na sala. Necessariamente nesta ordem! Você pode usá-lo como um canal de informações relevantes a sua disciplina.

Exemplos:

• Notícias e avisos
  • Dicas sobre determinado assunto
  • Dias e horários de encontros presenciais
  • Dia e horário de provas

Dentre outras informações que você julgar relevante a sua disciplina e o conteúdo ministrado.

Lembre-se, você pode trocar o nome do fórum a qualquer momento. Para isso, basta que a sala esteja em modo de edição e você clique do lado do nome do fórum, no ícone "Editar título", troque o nome e tecle "Enter".

Editando o nome do fórum de avisos.gif

Para que NÃO serve o fórum de avisos?

O fórum de avisos não serve para ser usado como forma de atividade, afinal, ele não permite a postagem de estudantes!

Fique atento, não use este fórum como atividade na sua disciplina, não espere que algum estudante responderá sua mensagem ou iniciará alguma discussão. Isso não vai acontecer!