O que caracteriza um curso MOOC?

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes.

Segundo A. W. (Tony) Bates (2017, p. 198), no livro "Educar na era Digital ",

O termo MOOC foi usado pela primeira vez em 2008 em um curso oferecido pela Divisão de Extensão da Universidade de Manitoba no Canadá. Esse curso, chamado Connectivism and Connective Knowledge (CK08), foi projetado por George Siemens, Stephen Downes e Dave Cormier e não valia como crédito. Teve a presença de 27 alunos matriculados que pagaram uma mensalidade, mas também foi oferecido gratuitamente na versão online. Para a surpresa dos instrutores, houve 2.200 alunos matriculados na versão gratuita online. Segunido a mesma ideia, Downes classificou este curso e os outros que foram oferecidos como conectivista ou cMOOCs, devido ao seu design.

Acesso à obra completa: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf

As principais características de um curso MOOC

Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de designs e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia:

Grande quantidade de participantes.png Grande quantidade de participantes: Possibilita a participação de dezenas, centenas e até milhares de participantes. Devido à sua sua forma de organização, os MOOCs permitem a participação de muitos estudantes sem que haja perda no acompanhamento e no processo formativo. Os cursos MOOC ofertados aqui no IFG são um exemplo disso, tivemos cursos com mais de 3000 participantes e que funcionaram muito bem.
Curta duração.pngCurta duração: Por serem cursos com assuntos pontuais e bem definidos, o ideal é que os cursos MOOC tenham carga horária curta. Cursos com carga horária de 20, 30, 40 e até 60h são muito comuns.
Percurso formativo automatizado.pngGratuitos: A maioria dos cursos MOOC são gratuitos. Algumas instituições particulares cobram para a certificação no curso. Mas nas instituições públicas os cursos são todos gratuitos.
Percurso formativo.pngPercurso formativo automatizado: As salas virtuais dos cursos MOOC são construídas para que os participantes cumpram as etapas de acordo com o seu tempo livre, sem prazos, seguindo obrigatoriamente um percurso formativo, isto é, os conteúdos serão disponibilizados aos poucos, à medida que o participante concluir as leituras, videoaulas e atividades do tópico anterior.
Sem processo seletivo.pngSem processo seletivo: Os cursos MOOC são abertos ao grande público, a barreira de entrada nesses cursos é apenas ter acesso a um computador, tablet ou celular conectado à internet.
Sem tutoria.pngSem tutoria?: Os cursos MOOC não pressupõem o acompanhamento dos participantes por professores/tutores/mediadores. Contudo, o acompanhamento pedagógico nos cursos é fundamental para motivação dos estudantes e o esclarecimento de dúvidas pontuais. O suporte técnico aos participantes é outro ponto fundamental nos cursos.
Certificado de conclusão.pngCertificado de conclusão automatizado: Ao final do curso, após seguir todo o percurso formativo, e se o participante obtiver o aproveitamento indicado no curso, ele poderá gerar o seu próprio certificado de conclusão.