Organização dos objetos na sala virtual

Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que, em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.

Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:

Organização dos objetos na sala virtual.png

Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo!

Notepad.png
Fique atento!

Os materiais e a forma como os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas para a disposição dos objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo!

Tópico introdutório

Tópico inicial ou tópico introdutório é o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.

Organização - Tópico introdutório.png

Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação. Isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.

A saber:

1: Tópico introdutório Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
2: Informações importantes Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. É importante para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina.
3: Fóruns de comunicação Espaço reservado aos fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.

Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las.

4: Materiais de apoio Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina, são eles: apostilas, livro texto, sínteses, links, videoaulas, dentre outros.

Tópico 1

Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor.

Organização - Tópico 1.png

A saber:

1: Tópico 1 Espaço em que será disposto o conteúdo referente ao primeiro assunto desta disciplina.
2: Introdução do tópico É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web.
3: Materiais de apoio São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo.
4: Atividades São as atividades sobre o assunto descrito no tópico.

Tópico 2

Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo.

Organização - Tópico 2.png

Notepad.png
Dica!

Adotar um padrão ao dispor os objetos nos tópicos deixa a sala virtual mais "amigável" e organizada. Isso cria uma identidade com o aluno e o deixa mais familiarizado com o conteúdo postado na sala.