Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso

De GuiaEaD

Os cursos MOOC não pressupõem o acompanhamento dos participantes por professores/tutores/mediadores. Contudo, o acompanhamento pedagógico nos cursos é fundamental para motivação dos estudantes e o esclarecimento de dúvidas pontuais. O suporte técnico aos participantes é outro ponto fundamental nos cursos. De caráter autoformativo, os cursos MOOC ofertados pelo IFG prezam pelo “estar junto virtualmente”, de maneira a diminuir a chamada distância transacional. Assim, é importante que o estudante não se sinta sozinho na sala de aula virtual. Para isso, listamos abaixo algumas estratégias para o acompanhamento pedagógico e técnico dos participantes:

1) Acompanhar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Tal acompanhamento não se restringe à verificação da participação dos estudantes nas atividades propostas. Para manter a presença virtual, sempre que possível, procure dialogar e promover a troca de experiências, utilizando os canais disponíveis no ambiente virtual para lançar perguntas orientadoras, propor desafios e reflexões sobre situações-problema e/ou relacionar a aprendizagem com a realidade atual. No contexto da EaD, quanto mais diálogo menor é a distância.

2) Conhecer o material didático e o plano de ensino/projeto do curso.
(Aplica-se quando o acompanhamento do curso não for realizado por quem o desenvolveu). Leia com atenção o material didático e o plano de ensino/projeto do curso e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o responsável pelo desenvolvimento do curso. A compreensão desses documentos é fundamental para o acompanhamento dos participantes ao longo da sua trajetória formativa. Como em toda prática pedagógica, as atividades propostas nos cursos de autoformação EaD possuem uma intencionalidade e reflexão crítica comprometida com o alcance dos objetivos elencados nos respectivos planos de ensino.

Postagem no fórum marcada.png

3) Se apresentar aos estudantes no início do curso, por meio do fórum de apresentação.
Neste momento, mais importante do que comunicar a sua trajetória acadêmica, busque agregar informações pessoais que levem o participante a refletir sobre como as tecnologias digitais têm modificado o nosso tempo e espaço de realização enquanto seres sociais.
Aproveite também para destacar a sua apresentação no fórum, assim ela aparecerá sempre no topo dentre todas as mensagens postadas. Isto vai facilitar a visualização dos estudantes.

4) Auxiliar na ambientação dos participantes na plataforma Moodle e na navegação no curso.
Além do atendimento individualizado, quando solicitado, realizar uma ou mais postagens sobre como dinamizar o uso da plataforma Moodle na forma de dicas no fórum de notícias, avisos e dicas representa um recurso pedagógico importante para a permanência e êxito na realização de todo e qualquer curso na modalidade EaD.

5) Acessar a sala de aula virtual e consultar o fórum de dúvidas e sugestões sempre que possível.
Ao sanar uma dúvida no fórum específico, busque, na medida do possível, utilizar o questionamento recebido para elaborar uma postagem mais genérica sobre o assunto no fórum de notícias, avisos e dicas. É importante considerarmos que a dúvida de um participante pode ser aquela ainda não formulada por outro estudante. 

6) Verificar periodicamente o relatório de participação dos estudantes.
E, sempre que possível, enviar mensagem de motivação e retomada das atividades àqueles que estão a mais tempo sem acessar o curso.

7) Manter o fórum de notícias, avisos e dicas atualizado.
Com postagens semanais, se possível! Lembre-se que tudo que for postado neste fórum será encaminhado por e-mail a todos os participantes matriculados no curso. Esta é uma boa estratégia para sempre lembrá-los de que há algo de novo no curso!

8) Enviar mensagens privadas em massa.
A comunicação por meio de mensagens privadas é outra estratégia fundamental nos cursos MOOC. Por meio das mensagens privadas, você pode dar boas vindas aos estudantes, convidar os estudantes que estão sem acessar o ambiente e informar sobre os prazos do curso, por exemplo.

Sobre os canais de comunicação


Fórum de dúvidas e sugestões: As dúvidas apresentadas aqui devem ser respondidas o mais breve possível, tente não ultrapassar o prazo máximo de 72h.

Fórum de notícias e avisos: Recomenda-se realizar, pelo menos, uma postagem semanal neste espaço ao longo do acompanhamento do curso. As postagens nesse fórum tem o objetivo de divulgar informações e conteúdos adicionais que agregam conhecimento aos participantes do curso. A divulgação de sites, videoaulas, dicas e tutoriais de terceiros, com a devida fonte, são bem vindos. 

Como a escrita é o meio de comunicação predominante na EaD, esta deve ser clara e objetiva. Além disso, a virtualidade exige mais trato social e linguístico do que a presencialidade, uma vez que não dispomos dos recursos comuns a qualquer ato comunicativo presencial típico, como a linguagem não verbal e o tom de voz, capazes de abrandar o que está sendo dito. A seguir, apresentamos um exemplo de como a linguagem informal, respeitados os princípios da Netiqueta, pode trazer fluidez à comunicação no ambiente virtual:

Olá pessoal, tudo bem?

Vou usar este espaço para postar dicas sobre o Moodle e a EaD no IFG.

A dica de hoje é o GuiaEaD! Este site é uma Wiki (similar a wikipedia) desenvolvid pela equipe da Diretoria de EaD aqui do IFG. No GuiaEaD você encontrará informações confiáveis sobre o uso do Moodle, as funcionalidades mais usadas e os principais procedimentos que podem ser realizados na sala de aula virtual.

Além do material sobre o Moodle, complementaremos este Guia com informações e rotinas sobre as principais áreas da EaD. Em breve, ele estará de cara nova e contará com informações sobre as diversas áreas que compõem a EaD.
Não deixe de acessar!

Site: http://guiaead.ifg.edu.br

Phone.png

Fique ligado: Todos os posts feitos neste fórum são encaminhados também por e-mail aos participantes do curso e ficarão em evidência no bloco “Últimos avisos”, assim, além de manter o curso atualizado com informações e dicas relevantes, você mantém o estudante engajado e ciente de que “coisas” novas estão acontecendo no curso.