Por que um curso MOOC no Moodle?

De GuiaEaD

Primeiramente, vamos entender por que o Moodle é usado como Ambiente Virtual para oferta de cursos com diversas metodologias:

  • É usado por milhares de instituições no mundo todo. Estima-se que existam hoje mais de 100 mil instalações registradas, com milhões de usuários pelo mundo.
  • É livre e gratuito: pode-se redistribuí-lo e/ou modificá-lo sob os termos da GNU General Public License[1] como publicada pela Free Software Foundation, versão 2 ou qualquer versão posterior.
  • Comunidade forte e atuante. Através do site http://moodle.org, são disponibilizados fóruns sobre os mais diversos assuntos. Desde dúvidas pedagógicas até instalação, suporte e programação, todos relacionados ao Moodle.
  • Possui uma extensa documentação. Existem sites, livros, vídeos e tutoriais espalhados pela internet que nos ajudam a tirar do Moodle todas as potencialidades que ele oferece.
  • Pode ter sua aparência modificada de acordo com a política de cada instituição.
  • Pode ser usado para aulas 100% online, como complementação das aulas presenciais, no ensino remoto, ensino híbrido e cursos de curta duração, como MOOCs.


Mas o que faz do Moodle um ambiente versátil ao ponto de atender e operacionalizar tantas metodologias distintas?

O primeiro ponto, e o mais importante, é a facilidade de adaptação/customização/instalação de ferramentas, recursos e atividades que o Moodle e a comunidade dispõe. Especificamente para os cursos MOOC, podemos listar algumas:

  • Acompanhamento de conclusão: Existe uma funcionalidade no Moodle em que é possível acompanhar os acessos aos recursos e resolução das atividades. Isto permite mensurar o progresso do estudante no curso e habilitar ou desabilitar novos conteúdos. Quer conhecer mais sobre esta funcionalidade? Clique aqui!
  • Restrição de conteúdos: é uma estratégia que habilita ou desabilita determinado conteúdo baseado em um ou mais critérios. Em linhas gerais, trabalhar com restrições possibilita que o professor restrinja determinadas atividades, recursos, ou mesmo tópicos inteiros, baseados em critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, algum campo do perfil do usuário, conclusão de recurso/atividade, ou até mesmo a combinação desses critérios. Quer conhecer mais sobre esta funcionalidade? Clique aqui!
  • Facilidade na incorporação de vídeos: Uma parte considerável dos cursos MOOC é baseado em videoaulas. O Moodle permite facilmente a incorporação de videos na sala do curso. Clique aqui para conhecer mais sobre a incorporação de vídeos no Moodle!
  • Certificação automatizada: Com a instalação de plugins, o Moodle ganha funcionalidades extras. Uma delas é a emissão de certificados de conclusão. O Plugin SimpleCertificate é um exemplo disto, é inclusive o plugin que usamos aqui no IFG. Combinado com estratégias de conclusão e restrição de conteúdo, é possível automatizar a emissão de certificados! Quer conhecer mais sobre os certificados no Moodle? Clique aqui!
  • Validação do certificado de conclusão: Além de possibilitar a emissão do certificado de conclusão, o Moodle permite a validação do certificado emitido. No caso do plugin SimpleCertificate, a URL de validação para este ambiente virtual é: https://virtual.ifg.edu.br/mod/simplecertificate/verify.php.
  • Recursos e atividades: facilidade em disponibilizar materiais didáticos (recursos) e atividades das mais variadas: arquivo, página, link (URL), pasta, livro... questionário, fórum, base de dados, glossário, jogo...
  • Processo de inscrição automatizado: É possível configurar um método de inscrição automatizado (autoinscrição), em que o participante faz o seu cadastro no Moodle e depois se inscreve no curso com um só clique!
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Estas e outras ferramentas e funcionalidades serão detalhadas ao decorrer deste curso. Não se preocupe agora se parecer confuso, detalharemos passo a passo toda a metodologia para o desenvolvimento de um MOOC no Moodle. Fique tranquilo/a!