Aproveitamento do espaço: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Linha 1: Linha 1:
Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.
O Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.


Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.
Linha 12: Linha 12:
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.  
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.  


A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta muito o entendimento por parte do estudante.  
A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante.  


|}
|}
Linha 30: Linha 30:
== Colocar muita informação nos rótulos ==
== Colocar muita informação nos rótulos ==
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]]
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]]
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]]
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:'''
Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para organização da sala e contribuem também para deixa-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado!
Informações extensas deixam o tópico muito grande e . Quando a sala tem muitos tópicos, isso 
|}

Edição das 14h24min de 23 de janeiro de 2018

O Seja qual for o formato de sala, é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.

Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.

A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns e que podem facilmente serem corrigidos (ou melhoradas):

Colocar todos os objetos em um único tópico

Organização do espaço - Errado.png

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.

A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante.


Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:

Organização do espaço - Correto.png

Correct.png Vantagens deste tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, o que torna a disposição dos objetos mais fácil de entender. Esta divisão pode ser feita também por semana, unidades de estudos ou qualquer outra forma de agrupar o material, o importante é que os recursos e as atividades não sejam dispostos em apenas um tópico.

Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção organização dos objetos na sala virtual.

Colocar muita informação nos rótulos

Aproveitamento do espaço - Rotulos.png

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para organização da sala e contribuem também para deixa-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado!

Informações extensas deixam o tópico muito grande e . Quando a sala tem muitos tópicos, isso