Aproveitamento do espaço: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(39 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.
Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante aproveitar bem o seu espaço. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.


Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida: se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Esse planejamento é mais fácil nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido.


Um erro muito comum é colocar todos os objetos em um único tópico, por exemplo:
A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns que podem ser corrigidos ou melhorados facilmente:
 
== Colocar todos os objetos em um único tópico ==
[[Arquivo:Organização do espaço - Errado.png|borda]]s
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]]
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:'''
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.
 
A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante.
 
|}
 
<hr>
'''Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:'''
 
[[Arquivo:Organização do espaço - Correto.png|borda]]
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Correct.png|150x150px]]
|'''Vantagens deste tipo de organização do espaço:'''
Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, tornando mais fácil o entendimento acerca da disposição dos objetos. Esta divisão pode ser feita também por semana, unidades de estudos ou qualquer outra forma de agrupar o material, o importante é que os recursos e as atividades não sejam dispostos em apenas um tópico.
 
|}
Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção [[organização dos objetos na sala virtual]].
 
<hr>
 
== Colocar muita informação nos rótulos ==
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]]
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]]
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:'''
Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para a organização da sala e contribuem também para deixá-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado!
 
Textos extensos deixam o tópico grande, além de mostrar muita informação de uma vez só, quando temos muitos tópicos o corpo da sala fica demasiadamente grande. Isso não necessariamente é um problema, mas pode ser evitado!   
 
|}
 
<hr>'''Agora, o conteúdo deste rótulo agrupados em duas páginas:'''
 
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rótulo recomendado.png|borda]]
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Correct.png|150x150px]]
|'''Vantagens deste tipo de organização do espaço:'''
Todo conteúdo do rótulo foi inserido em duas [[Página|páginas]]. O texto foi inserido na página "Orientações de estudos" e o vídeo na página "Videoaula de apresentação do tópico". Note que as mesmas informações foram postadas com o tópico mais conciso e objetivo. 
|}
 
== Transformando rótulos extensos em páginas ==
<youtube>_gOGHksVnc8</youtube>

Edição atual tal como às 10h21min de 15 de agosto de 2022

Seja qual for o formato de sala, é importante aproveitar bem o seu espaço. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.

Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida: se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Esse planejamento é mais fácil nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido.

A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns que podem ser corrigidos ou melhorados facilmente:

Colocar todos os objetos em um único tópico

Organização do espaço - Errado.pngs

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.

A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante.


Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:

Organização do espaço - Correto.png

Correct.png Vantagens deste tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, tornando mais fácil o entendimento acerca da disposição dos objetos. Esta divisão pode ser feita também por semana, unidades de estudos ou qualquer outra forma de agrupar o material, o importante é que os recursos e as atividades não sejam dispostos em apenas um tópico.

Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção organização dos objetos na sala virtual.


Colocar muita informação nos rótulos

Aproveitamento do espaço - Rotulos.png

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para a organização da sala e contribuem também para deixá-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado!

Textos extensos deixam o tópico grande, além de mostrar muita informação de uma vez só, quando temos muitos tópicos o corpo da sala fica demasiadamente grande. Isso não necessariamente é um problema, mas pode ser evitado!


Agora, o conteúdo deste rótulo agrupados em duas páginas:

Aproveitamento do espaço - Rótulo recomendado.png

Correct.png Vantagens deste tipo de organização do espaço:

Todo conteúdo do rótulo foi inserido em duas páginas. O texto foi inserido na página "Orientações de estudos" e o vídeo na página "Videoaula de apresentação do tópico". Note que as mesmas informações foram postadas com o tópico mais conciso e objetivo.

Transformando rótulos extensos em páginas