Aproveitamento do espaço: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(24 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante | Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante aproveitar bem o seu espaço. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina. | ||
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida | Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida: se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Esse planejamento é mais fácil nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido. | ||
A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns que podem ser corrigidos ou melhorados facilmente: | |||
[[Arquivo:Organização do espaço - Errado.png|borda]] | == Colocar todos os objetos em um único tópico == | ||
[[Arquivo:Organização do espaço - Errado.png|borda]]s | |||
{| class="wikitable" | {| class="wikitable" | ||
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]] | |[[Arquivo:Warning.png|150x150px]] | ||
Linha 11: | Linha 12: | ||
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade. | Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade. | ||
A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a | A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante. | ||
|} | |} | ||
Linha 22: | Linha 23: | ||
|[[Arquivo:Correct.png|150x150px]] | |[[Arquivo:Correct.png|150x150px]] | ||
|'''Vantagens deste tipo de organização do espaço:''' | |'''Vantagens deste tipo de organização do espaço:''' | ||
Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, o | Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, tornando mais fácil o entendimento acerca da disposição dos objetos. Esta divisão pode ser feita também por semana, unidades de estudos ou qualquer outra forma de agrupar o material, o importante é que os recursos e as atividades não sejam dispostos em apenas um tópico. | ||
|} | |} | ||
Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção [[organização dos objetos na sala virtual]]. | |||
<hr> | |||
== Colocar muita informação nos rótulos == | |||
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]] | |||
{| class="wikitable" | |||
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]] | |||
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:''' | |||
Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para a organização da sala e contribuem também para deixá-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado! | |||
Textos extensos deixam o tópico grande, além de mostrar muita informação de uma vez só, quando temos muitos tópicos o corpo da sala fica demasiadamente grande. Isso não necessariamente é um problema, mas pode ser evitado! | |||
|} | |||
<hr>'''Agora, o conteúdo deste rótulo agrupados em duas páginas:''' | |||
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rótulo recomendado.png|borda]] | |||
{| class="wikitable" | |||
|[[Arquivo:Correct.png|150x150px]] | |||
|'''Vantagens deste tipo de organização do espaço:''' | |||
Todo conteúdo do rótulo foi inserido em duas [[Página|páginas]]. O texto foi inserido na página "Orientações de estudos" e o vídeo na página "Videoaula de apresentação do tópico". Note que as mesmas informações foram postadas com o tópico mais conciso e objetivo. | |||
|} | |||
== Transformando rótulos extensos em páginas == | |||
<youtube>_gOGHksVnc8</youtube> |
Edição atual tal como às 10h21min de 15 de agosto de 2022
Seja qual for o formato de sala, é importante aproveitar bem o seu espaço. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida: se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Esse planejamento é mais fácil nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido.
A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns que podem ser corrigidos ou melhorados facilmente:
Colocar todos os objetos em um único tópico
Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:
Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção organização dos objetos na sala virtual.
Colocar muita informação nos rótulos
Agora, o conteúdo deste rótulo agrupados em duas páginas:
Vantagens deste tipo de organização do espaço:
Todo conteúdo do rótulo foi inserido em duas páginas. O texto foi inserido na página "Orientações de estudos" e o vídeo na página "Videoaula de apresentação do tópico". Note que as mesmas informações foram postadas com o tópico mais conciso e objetivo. |
Transformando rótulos extensos em páginas