Funcionalidades no Moodle: mudanças entre as edições
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No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento. | No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento. | ||
'''As principais funcionalidades nativas[[Funcionalidades no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]] ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:''' | '''As principais funcionalidades nativas[[Funcionalidades no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]] ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:''' | ||
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;"> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Base de dados</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Chat</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Fórum</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Glossário</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Tarefa</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Chat</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Questionário</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Wiki</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Lição</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">H5P</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td> | |||
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Pesquisa</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td> | |||
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----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA. | ----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA. |
Edição das 14h34min de 23 de junho de 2023
No âmbito do desenvolvimento de software, entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)[1]. O Moodle, configurando-se como um sistema online para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.
As principais funcionalidades nativas1 ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:
Funcionalidade | Descrição |
Base de dados | Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros. |
Chat | Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo. |
Fórum | Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes. |
Glossário | Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos. |
Tarefa | Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos online. |
Chat | Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo. |
Questionário | Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas. |
Wiki | Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas web. |
Lição | Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte. |
H5P | Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros. |
Pesquisa | Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas. |
1 Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.
- ↑ IEEE COMPUTER SOCIETY. IEEE 829: IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.