Lançamento de notas no Q-Acadêmico: mudanças entre as edições

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Caso o usuário seja professor do Instituto Federal de Goiás, seu acesso ao Sistema Acadêmico Web é o mesmo do presencial (IFG-ID).
* Nome de usuário: SIAPE
* Senha: pessoal
'''Se o usuário for externo, convencionamos as seguintes credenciais:'''
* Nome de usuário: CPF (somente os números)
* Senha: @Mudar123
 
= Login no Q-Acadêmico e acesso aos diários =
Endereço: http://academicoweb.ifg.edu.br/ (Acesse o módulo Professor). Entre com login e a senha definida na etapa anterior. Após autenticar no sistema, acesse o menu "'''Meus diários'''":
 
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Para que os diários apareçam, é necessário que o ano e período letivo estejam selecionados de acordo com o ano e período que a disciplina tenha sido ofertada.
 
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Caso existam diários neste ano e período letivo, eles aparecerão conforme a imagem abaixo:
 
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= Criando as avaliações =
O próximo passo é a criação das categorias de nota (Avaliações), que são os instrumentos onde serão lançadas as notas e faltas. '''Para os cursos UAB, as categorias de nota são''':
* '''Atividades online:''' somatório das notas das atividades do Moodle em que os estudantes participam virtualmente durante a disciplina.
* '''Atividades presenciais:''' somatório das notas das provas presenciais, apresentações de trabalhos, seminários, enfim, notas de atividades realizadas presencialmente.
Para exemplificar a criação das avaliações, vamos usar o diário da disciplina '''Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e do Trabalho''', do polo Goiânia Oeste
 
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No menu de “'''Controle de Avaliações'''”, logo a sua direita, clique no link informado ('''NU'''). É por este menu que será criada cada avaliação.
 
Após acessar o menu de controle de avaliações, clique em “'''Inserir'''”, preencha os campos conforme a demonstração a seguir e crie a primeira avaliação '''(Atividades online)''':
 
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'''Descrição do procedimento:'''
* '''Descrição da Avaliação:''' Atividades online;
* '''Peso:''' 1;
* '''Nota máxima:''' 6 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
* '''Data:''' Último dia do prazo da última atividade online.
Após criarmos a avaliação "Atividades online", criaremos agora a avaliação "'''Atividades presenciais'''".
 
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Descrição do procedimento:
* '''Descrição da Avaliação:''' Atividades presenciais;
* '''Peso:''' 1;
* '''Nota máxima:''' 4 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
* '''Data:''' data de aplicação da prova presencial.
Este procedimento resultará na criação das duas avaliações (instrumentos avaliativos):
 
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= Lançando as notas =
Agora que as duas categorias de nota estão criadas, o próximo passo é o lançamento das notas. Para isso, clique no link “'''Lançar notas'''” referente a avaliação que se queira lançar:
 
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A tela para lançamento das notas é a seguinte:
 
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Observe que no '''Moodle a nota varia entre 0 a 100 (cem)''' e, no '''Q-Acadêmico, varia entre 0 a 10 (dez)'''. Para lançar as notas no Q-Acadêmico, o professor deve dividir a nota do Moodle por 10, considerando o resultado com duas casas decimais.
 
Lembre-se, este procedimento deverá ser feito nas duas categorias de nota '''(Atividades online e Atividades presenciais)'''
 
Após fazer os lançamentos, clique no botão “'''Salvar'''”.
 
== Calculando as médias ==
Certificando-se que todas as notas deste diário estão lançadas, o próximo passo é a consolidação destas notas, que deverá ser feito clicando no botão “'''Calcular Média'''”.
 
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Selecione então a '''forma de cálculo da média (1)''', que neste caso será '''soma''' e clique no botão '''“Calcular” (2)'''. As médias serão geradas na coluna “'''Média'''”.
 
Após certificar-se que as médias estão de acordo com a nota final obtida no Moodle, clique no botão '''“Apropriar as médias selecionadas para a nota da etapa” (3)'''.
 
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Ao apropriar as médias, o professor submete as notas ao registro acadêmico, isto significa que os lançamentos estarão disponíveis para serem visualizados pelos alunos, pais de alunos e registro acadêmico, nos diversos relatórios e sistemas utilizados pela instituição (Q-Acadêmico Dekstop, Q-Acadêmico Web, SUAP, VisãoIFG, IFG Mobile, etc).
 
= Lançamento da frequência e do conteúdo ministrado =
Para lançar a frequência dos estudantes e o conteúdo ministrado na disciplina, na tela “'''Meus diários'''”, vá até o menu “'''Frequência e conteúdo'''” e clique no menu '''(NU)''':
 
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== Lançamento do conteúdo e relação hora/aula ==
Antes de lançar o conteúdo ministrado é preciso fazer a relação entre a carga horária da disciplina e o número de aulas dadas.
 
Cada aula equivale a 45 minutos, portanto, a relação é a seguinte: (carga horária da disciplina em horas x 60 / 45).
* '''Disciplina com carga horária de 90h:''' ((90 x 60) / 45) = 120 aulas, desta mesma forma, temos que:
* '''Disciplina com carga horária de 60h:''' ((60 x 60) / 45) = 80 aulas
* '''Disciplina com carga horária de 30h:''' ((30 x 60) / 45) = 40 aulas
Para o lançamento das aulas dadas e do conteúdo, recomendamos fazer a divisão das aulas em blocos de 10, conforme exemplo a seguir:
* '''Disciplina com carga horária de 90h:''' 12 lançamentos de 10 aulas
* '''Disciplina com carga horária de 60h:''' 8 lançamentos de 10 aulas
* '''Disciplina com carga horária de 40h:''' 4 lançamentos de 10 aulas
A tela para lançamento das aulas e do conteúdo ministrado é a seguinte:
 
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Nesta mesma tela, mais abaixo, deve-se lançar o conteúdo ministrado nestas 10 aulas.
 
[[Arquivo:Lançamento do conteúdo.png|borda]]
 
Como exemplo, poderiamos preencher este grupo de 10 aulas da seguinte maneira:
* '''Dia:''' 03/02/2020
* '''Aulas dadas/aulas previstas:''' 10
* '''Conteúdo ministrado:''' Educação em número: Revendo os indicadores educacionais, sociais e demográficos sobre a atual conjuntura da educação brasileira. Neste tópico analisaremos de forma crítica os indicadores educacionais, sociais e demográficos sobre a atual conjuntura da educação brasileira.
Após preencher os campos indicados, clique no botão '''"Inserir"'''.
 
Repita o processo até que o número de aulas dadas seja equivalente ao número de aulas previstas (120, 80 ou 40). O resultado será o seguinte:
 
[[Arquivo:Aulas lançadas.png|borda]]
 
= Visualizando as notas no Moodle =
Para visualizar as notas dos estudantes no Moodle, consulte a seção Notas, disponível no link [[Notas|http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/Notas]]

Edição atual tal como às 22h27min de 24 de agosto de 2023

Caso o usuário seja professor do Instituto Federal de Goiás, seu acesso ao Sistema Acadêmico Web é o mesmo do presencial (IFG-ID).

  • Nome de usuário: SIAPE
  • Senha: pessoal

Se o usuário for externo, convencionamos as seguintes credenciais:

  • Nome de usuário: CPF (somente os números)
  • Senha: @Mudar123

Login no Q-Acadêmico e acesso aos diários

Endereço: http://academicoweb.ifg.edu.br/ (Acesse o módulo Professor). Entre com login e a senha definida na etapa anterior. Após autenticar no sistema, acesse o menu "Meus diários":

Meus diários.png

Para que os diários apareçam, é necessário que o ano e período letivo estejam selecionados de acordo com o ano e período que a disciplina tenha sido ofertada.

Muda ano e período.png

Caso existam diários neste ano e período letivo, eles aparecerão conforme a imagem abaixo:

Imagem dos diários.png

Criando as avaliações

O próximo passo é a criação das categorias de nota (Avaliações), que são os instrumentos onde serão lançadas as notas e faltas. Para os cursos UAB, as categorias de nota são:

  • Atividades online: somatório das notas das atividades do Moodle em que os estudantes participam virtualmente durante a disciplina.
  • Atividades presenciais: somatório das notas das provas presenciais, apresentações de trabalhos, seminários, enfim, notas de atividades realizadas presencialmente.

Para exemplificar a criação das avaliações, vamos usar o diário da disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e do Trabalho, do polo Goiânia Oeste

Diário de Fundamentos Históricos.png

No menu de “Controle de Avaliações”, logo a sua direita, clique no link informado (NU). É por este menu que será criada cada avaliação.

Após acessar o menu de controle de avaliações, clique em “Inserir”, preencha os campos conforme a demonstração a seguir e crie a primeira avaliação (Atividades online):

Avaliação - Atividades online.gif

Descrição do procedimento:

  • Descrição da Avaliação: Atividades online;
  • Peso: 1;
  • Nota máxima: 6 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
  • Data: Último dia do prazo da última atividade online.

Após criarmos a avaliação "Atividades online", criaremos agora a avaliação "Atividades presenciais".

Avaliação - Atividades presenciais.gif

Descrição do procedimento:

  • Descrição da Avaliação: Atividades presenciais;
  • Peso: 1;
  • Nota máxima: 4 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
  • Data: data de aplicação da prova presencial.

Este procedimento resultará na criação das duas avaliações (instrumentos avaliativos):

Instrumentos avaliativos.png

Lançando as notas

Agora que as duas categorias de nota estão criadas, o próximo passo é o lançamento das notas. Para isso, clique no link “Lançar notas” referente a avaliação que se queira lançar:

Lançar notas.png

A tela para lançamento das notas é a seguinte:

Tela de lançamento das notas.png

Observe que no Moodle a nota varia entre 0 a 100 (cem) e, no Q-Acadêmico, varia entre 0 a 10 (dez). Para lançar as notas no Q-Acadêmico, o professor deve dividir a nota do Moodle por 10, considerando o resultado com duas casas decimais.

Lembre-se, este procedimento deverá ser feito nas duas categorias de nota (Atividades online e Atividades presenciais)

Após fazer os lançamentos, clique no botão “Salvar”.

Calculando as médias

Certificando-se que todas as notas deste diário estão lançadas, o próximo passo é a consolidação destas notas, que deverá ser feito clicando no botão “Calcular Média”.

Calculando as médias.png

Selecione então a forma de cálculo da média (1), que neste caso será soma e clique no botão “Calcular” (2). As médias serão geradas na coluna “Média”.

Após certificar-se que as médias estão de acordo com a nota final obtida no Moodle, clique no botão “Apropriar as médias selecionadas para a nota da etapa” (3).

Calculando as médias e posteriormente apropriando o diário.png

Ao apropriar as médias, o professor submete as notas ao registro acadêmico, isto significa que os lançamentos estarão disponíveis para serem visualizados pelos alunos, pais de alunos e registro acadêmico, nos diversos relatórios e sistemas utilizados pela instituição (Q-Acadêmico Dekstop, Q-Acadêmico Web, SUAP, VisãoIFG, IFG Mobile, etc).

Lançamento da frequência e do conteúdo ministrado

Para lançar a frequência dos estudantes e o conteúdo ministrado na disciplina, na tela “Meus diários”, vá até o menu “Frequência e conteúdo” e clique no menu (NU):

Lançamento da frequência e do conteúdo.png

Lançamento do conteúdo e relação hora/aula

Antes de lançar o conteúdo ministrado é preciso fazer a relação entre a carga horária da disciplina e o número de aulas dadas.

Cada aula equivale a 45 minutos, portanto, a relação é a seguinte: (carga horária da disciplina em horas x 60 / 45).

  • Disciplina com carga horária de 90h: ((90 x 60) / 45) = 120 aulas, desta mesma forma, temos que:
  • Disciplina com carga horária de 60h: ((60 x 60) / 45) = 80 aulas
  • Disciplina com carga horária de 30h: ((30 x 60) / 45) = 40 aulas

Para o lançamento das aulas dadas e do conteúdo, recomendamos fazer a divisão das aulas em blocos de 10, conforme exemplo a seguir:

  • Disciplina com carga horária de 90h: 12 lançamentos de 10 aulas
  • Disciplina com carga horária de 60h: 8 lançamentos de 10 aulas
  • Disciplina com carga horária de 40h: 4 lançamentos de 10 aulas

A tela para lançamento das aulas e do conteúdo ministrado é a seguinte:

Lançamento das aulas dadas.png

Nesta mesma tela, mais abaixo, deve-se lançar o conteúdo ministrado nestas 10 aulas.

Lançamento do conteúdo.png

Como exemplo, poderiamos preencher este grupo de 10 aulas da seguinte maneira:

  • Dia: 03/02/2020
  • Aulas dadas/aulas previstas: 10
  • Conteúdo ministrado: Educação em número: Revendo os indicadores educacionais, sociais e demográficos sobre a atual conjuntura da educação brasileira. Neste tópico analisaremos de forma crítica os indicadores educacionais, sociais e demográficos sobre a atual conjuntura da educação brasileira.

Após preencher os campos indicados, clique no botão "Inserir".

Repita o processo até que o número de aulas dadas seja equivalente ao número de aulas previstas (120, 80 ou 40). O resultado será o seguinte:

Aulas lançadas.png

Visualizando as notas no Moodle

Para visualizar as notas dos estudantes no Moodle, consulte a seção Notas, disponível no link http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/Notas