Teses sobre educação e tecnologias: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(24 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Tese.png]]
[[Arquivo:Tese.png]]
Nesta página você encontrará uma seleção de teses, nas diversas áreas do conhecimento, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais. Clique para acessar!


== Teses sobre educação e tecnologias ==
== Teses sobre educação e tecnologias ==
<table style="border: 3px solid #007DC6; margin: 15px auto; font-size: 15px; width: 100%;">
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 16%">Autor(a)</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 16%">Programa</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Tese</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Educação Científica e Tecnológica</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/129032/332127.pdf?sequence=1&isAllowed=y Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação.]''' Palavras chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Obstáculos Epistemológicos. Obstáculos Didáticos. Obstáculos Estruturais.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Cláudia Helena dos Santos Araújo
</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">[https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede/712/1/CLAUDIA%20HELENA%20DOS%20SANTOS%20ARAUJO.pdf '''Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online''']. Palavras chave: EAD; Docência Online; Educação e Tecnologia; Trabalho pedagógico; Teoria histórico-cultural; Abordagem instrumental</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Liliane Silveira Bonorino</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10958854 Tecnologias Digitais emergentes na educação superior: Contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos]''' Palavras chave: Tecnologias digitais. Contextos e tecnologias digitais emergentes. Processos auto(trans)formativos. Políticas públicas. Práticas pedagógicas.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Marindia Mattos Morisso</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11736691 Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA). Palavras chave: Physical Education. Recursos Educacionais Abertos (REA)]'''. Materiais Didáticos. (Co)authorship. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP).</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Elisangela Ribas dos Santos</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Educação em Ciências e Matemática</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7685573 Aprendizagem adaptativa por meio da experiência de aprendizagem mediada.]''' Palavras chave: Personalização do ensino e da aprendizagem. Aprendizagem Adaptativa. Experiência de Aprendizagem Mediada. MOOC - Massive Open Online Course.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">João Américo Tomaz de Aquino</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13185125 O processo de implantação e aceitação do uso de tecnologia digital de informação e comunicação por professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Londrina.]''' Palavras chave: Ciências Contábeis. Professores. Tecnologia digital. Teoria de Aceitação da tecnologia.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Ione Aparecida Neto Rodrigues</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Estudos de linguagens</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13149551 Avaliação pedagógica em contextos mediados pelas tecnologias digitais.]''' Palavras chave: Avaliação Pedagógica. Educação a Distância. Avaliação Formativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prática Avaliativa</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Miriam Pavani</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10378265 Os processos de desenvolvimento de MOOCS em instituições estaduais de ensino superior no estado de São Paulo]'''. Palavras chave: Massive Open Online Course. Internacionalização da Educação. Mercantilização. Plataformas de Ensino.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Anahy Arriche Fazio</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Educação em Ciências</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13736576 Ações mediadas do professor-tutor na EAD : processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências]'''. Palavras chave: Ciência Ensino Educação a distância Curadoria Ensino de ciências Indagação dialógica Ação mediada Professores tutores Wells, Gordon (1917-1999).</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Jiani Cardoso da Roza</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7779952 Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do b-learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias.]''' Palavras chave: Formação docente. Saberes pedagógico-tecnológicos. Aprendizagem na/da docência digital. Blended Learning. TPACK.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Giovanni Ferreira de Farias</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9700070 Um framework para implementação de PBL no Moodle.]''' Palavras chave: Problem-Based Learning. PBL. Moodle. Framework. Metodologias Ativas de Aprendizagem.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Aparecida Maria Xenofonte de Pinho</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Estudos de Linguagem</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9928635 Ambiente de aprendizagem na Educação a Distância: contribuições da Semiótica]'''. Palavras chave: Educação a distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Semiótica. Interação.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Maria Mizota Tamada</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Informática</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11919800 Predição de Evasão de Cursos Técnicos em EaD através de Técnicas de Aprendizado de Máquina em Duas Etapas]'''. Palavras chave: Educação a Distância. Predição de Evasão. Modelos de agrupamento e classificação. Logs do Moodle. Ensino Técnico.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Natália Nakano</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">Ciência da Informação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #eaf7ff;">'''[https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7693338 Princípios do Design da Informação na Curadoria Digital de Ambientes Virtuais de Aprendizagem sob a perspectiva da Ciência da Informação.]''' Palavras chave: Informação e Tecnologia. Design da Informação. Curadoria Digital. Educação à Distância. E-learning.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Rodrigo Claudino Diogo</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">Educação</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #d1eaf9;">'''[https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3008/1/Rodrigo%20Claudino%20Diogo.pdf Formação continuada de professores e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação:]''' o percurso de uma intervenção formativa. Palavras chave: Educação Permanente. Professores -  formação. Tecnologia Educacional.
Tecnologia Educacional
</td>
</tr>
</table>
{{#css:
  .mw-parser-output a.extiw, .mw-parser-output a.external{
    color: #007DC6;
  }
  .mw-parser-output a.extiw, .mw-parser-output a.external:visited{
    color: #005689;
  }
}}
{{#css:
  p:nth-child(2):not(p-font) {
    display: none;
  }
}}

Edição atual tal como às 20h09min de 15 de novembro de 2023

Tese.png

Nesta página você encontrará uma seleção de teses, nas diversas áreas do conhecimento, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais. Clique para acessar!

Teses sobre educação e tecnologias

Autor(a) Programa Tese
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Educação Científica e Tecnológica Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. Palavras chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Obstáculos Epistemológicos. Obstáculos Didáticos. Obstáculos Estruturais.
Cláudia Helena dos Santos Araújo Educação Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. Palavras chave: EAD; Docência Online; Educação e Tecnologia; Trabalho pedagógico; Teoria histórico-cultural; Abordagem instrumental
Liliane Silveira Bonorino Educação Tecnologias Digitais emergentes na educação superior: Contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos Palavras chave: Tecnologias digitais. Contextos e tecnologias digitais emergentes. Processos auto(trans)formativos. Políticas públicas. Práticas pedagógicas.
Marindia Mattos Morisso Educação Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA). Palavras chave: Physical Education. Recursos Educacionais Abertos (REA). Materiais Didáticos. (Co)authorship. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP).
Elisangela Ribas dos Santos Educação em Ciências e Matemática Aprendizagem adaptativa por meio da experiência de aprendizagem mediada. Palavras chave: Personalização do ensino e da aprendizagem. Aprendizagem Adaptativa. Experiência de Aprendizagem Mediada. MOOC - Massive Open Online Course.
João Américo Tomaz de Aquino Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias O processo de implantação e aceitação do uso de tecnologia digital de informação e comunicação por professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Londrina. Palavras chave: Ciências Contábeis. Professores. Tecnologia digital. Teoria de Aceitação da tecnologia.
Ione Aparecida Neto Rodrigues Estudos de linguagens Avaliação pedagógica em contextos mediados pelas tecnologias digitais. Palavras chave: Avaliação Pedagógica. Educação a Distância. Avaliação Formativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prática Avaliativa
Miriam Pavani Educação Os processos de desenvolvimento de MOOCS em instituições estaduais de ensino superior no estado de São Paulo. Palavras chave: Massive Open Online Course. Internacionalização da Educação. Mercantilização. Plataformas de Ensino.
Anahy Arriche Fazio Educação em Ciências Ações mediadas do professor-tutor na EAD : processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências. Palavras chave: Ciência Ensino Educação a distância Curadoria Ensino de ciências Indagação dialógica Ação mediada Professores tutores Wells, Gordon (1917-1999).
Jiani Cardoso da Roza Educação Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do b-learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias. Palavras chave: Formação docente. Saberes pedagógico-tecnológicos. Aprendizagem na/da docência digital. Blended Learning. TPACK.
Giovanni Ferreira de Farias Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento Um framework para implementação de PBL no Moodle. Palavras chave: Problem-Based Learning. PBL. Moodle. Framework. Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Aparecida Maria Xenofonte de Pinho Estudos de Linguagem Ambiente de aprendizagem na Educação a Distância: contribuições da Semiótica. Palavras chave: Educação a distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Semiótica. Interação.
Maria Mizota Tamada Informática Predição de Evasão de Cursos Técnicos em EaD através de Técnicas de Aprendizado de Máquina em Duas Etapas. Palavras chave: Educação a Distância. Predição de Evasão. Modelos de agrupamento e classificação. Logs do Moodle. Ensino Técnico.
Natália Nakano Ciência da Informação Princípios do Design da Informação na Curadoria Digital de Ambientes Virtuais de Aprendizagem sob a perspectiva da Ciência da Informação. Palavras chave: Informação e Tecnologia. Design da Informação. Curadoria Digital. Educação à Distância. E-learning.
Rodrigo Claudino Diogo Educação Formação continuada de professores e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma intervenção formativa. Palavras chave: Educação Permanente. Professores - formação. Tecnologia Educacional.

Tecnologia Educacional