Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
(13 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:Artigos.png]] | |||
Aqui você encontrará uma seleção de artigos científicos, nas diversas áreas do conhecimento, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais. | |||
== Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas == | == Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas == | ||
<table style="border: 3px solid #064e43; margin: 15px auto; font-size: 15px; width: | <table style="border: 3px solid #064e43; margin: 15px auto; font-size: 15px; width: 100%;"> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #064e43; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 30%">Autores</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #064e43; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 30%">Autores</td> | ||
Linha 9: | Linha 13: | ||
* Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas | * Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas | ||
* Guilherme Ribeiro Rostas</td> | * Guilherme Ribeiro Rostas</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O ambiente virtual de aprendizagem ( | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. [https://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-08.pdf Acesso]'''</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
Linha 69: | Linha 73: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> | * Paula Bianchi | ||
* Giovani De Lorenzi Pires</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''A inserção curricular das TIC na formação de professores. [https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6736/pdf Acesso]<br> | |||
'''Trecho do resumo:''' O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos que a futura geração de professores, que está sendo formada atualmente pelos currículos das universidades investigadas tende a continuar com profundas dificuldades em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar.</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> | * Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher | ||
* José de Pinho Alves Filho | |||
* Elcio Schuhmacher</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. [https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CQDVrhwXNPYtWzyzSTk4XFf/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br> | |||
'''Trecho do resumo:''' Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...].</td> | |||
</tr> | |||
<tr> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | |||
* Helen Betane Ferreira Pereira | |||
* Milton Ferreira de Azara Filho | |||
* Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro</td> | |||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O Ensino Remoto e a formação docente.''' '''[https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/159 Acesso]'''<br> | |||
'''Trecho do resumo:''' O presente estudo objetiva apresentar e analisar as experiências formativas dos professores de uma instituição pública de ensino para o Sistema de Ensino Emergencial (SEE), a partir de relatos de participantes do curso de autoformação Formação para Docência no Moodle, expressos no questionário de avaliação do curso [...].</td> | |||
</tr> | </tr> | ||
</table> | </table> | ||
{{#css: | |||
p:nth-child(2):not(p-font) { | |||
display: none; | |||
} | |||
}} |
Edição atual tal como às 14h08min de 3 de julho de 2024
Aqui você encontrará uma seleção de artigos científicos, nas diversas áreas do conhecimento, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais.
Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas
Autores | Artigo |
|
O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. Acesso |
|
Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. Acesso Trecho do resumo: Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) [...]. O texto enfatiza as principais características e funções do ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as contribuições que pode possibilitar para a organização do trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender. |
|
Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Acesso Trecho do resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...] o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino. |
|
Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. Acesso Trecho do resumo: O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. |
|
Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. Acesso Trecho do resumo: Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o software, as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, quizzes, questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software. |
|
Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Acesso Trecho do resumo: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens. |
|
O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Acesso Trecho do resumo: O artigo apresenta a análise de aspectos que possibilitam a inserção das tecnologias digitais nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração e implantação de políticas públicas no Brasil. |
|
A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. Acesso Trecho do resumo: Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. |
|
A inserção curricular das TIC na formação de professores. Acesso Trecho do resumo: O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos que a futura geração de professores, que está sendo formada atualmente pelos currículos das universidades investigadas tende a continuar com profundas dificuldades em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar. |
|
As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Acesso Trecho do resumo: Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...]. |
|
O Ensino Remoto e a formação docente. Acesso Trecho do resumo: O presente estudo objetiva apresentar e analisar as experiências formativas dos professores de uma instituição pública de ensino para o Sistema de Ensino Emergencial (SEE), a partir de relatos de participantes do curso de autoformação Formação para Docência no Moodle, expressos no questionário de avaliação do curso [...]. |