Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(26 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que, em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.


Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, '''o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder três perguntas''':
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, '''o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas''':


[[Arquivo:Organização da sala - Questões.png|borda]]
[[Arquivo:Organização dos objetos na sala virtual.png|751x751px]]


Resumindo, estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo.
Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo!


Em termos práticos, no Moodle, '''ter uma sala virtual organizada, implica, em parte''':
<div style="border: 1px solid #FFC79A; box-shadow: 0 4px 7px rgba(0,0,0,0.2)">
* Nomear intuitivamente os recursos e as atividades
<table style="width: 100%; background: #FFF7DF; border-collapse: collapse;">
*
<tr>
  <td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td>
  <td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Fique atento!'''
Os materiais e a forma como os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas para a disposição dos objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo!
</td>
</tr>
</table>
</div>
 
== Tópico introdutório ==
Tópico inicial ou tópico introdutório é o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
 
[[Arquivo:Organização - Tópico introdutório.png|borda]]
 
Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação. Isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.
 
A saber:
{| class="wikitable"
|'''1: Tópico introdutório'''
|Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
|-
|'''2: Informações importantes'''
|Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. É importante para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina.
|-
|'''3: Fóruns de comunicação'''
|Espaço reservado aos fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.
 
Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las.
|-
|'''4: Materiais de apoio'''
|Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina, são eles: apostilas, livro texto, sínteses, links, videoaulas, dentre outros.
|}
 
== Tópico 1 ==
Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor.
 
[[Arquivo:Organização - Tópico 1.png|borda]]
 
A saber:
{| class="wikitable"
|'''1: Tópico 1'''
|Espaço em que será disposto o conteúdo referente ao primeiro assunto desta disciplina.
|-
|'''2: Introdução do tópico'''
|É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web.
|-
|'''3: Materiais de apoio'''
|São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo.
|-
|'''4: Atividades'''
|São as atividades sobre o assunto descrito no tópico.
|}
 
== Tópico 2 ==
Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo.
 
[[Arquivo:Organização - Tópico 2.png|borda]]
 
<div style="border: 1px solid #008302; box-shadow: 0 4px 7px rgba(0,0,0,0.2)">
<table style="width: 100%; background: #97ed97; border-collapse: collapse;">
<tr>
  <td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td>
  <td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Dica!'''
Adotar um padrão ao dispor os objetos nos tópicos deixa a sala virtual mais "amigável" e organizada. Isso cria uma identidade com o aluno e o deixa mais familiarizado com o conteúdo postado na sala.
</td>
</tr>
</table>
</div>

Edição atual tal como às 12h21min de 21 de janeiro de 2024

Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que, em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.

Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:

Organização dos objetos na sala virtual.png

Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo!

Notepad.png
Fique atento!

Os materiais e a forma como os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas para a disposição dos objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo!

Tópico introdutório

Tópico inicial ou tópico introdutório é o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.

Organização - Tópico introdutório.png

Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação. Isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.

A saber:

1: Tópico introdutório Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
2: Informações importantes Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. É importante para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina.
3: Fóruns de comunicação Espaço reservado aos fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.

Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las.

4: Materiais de apoio Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina, são eles: apostilas, livro texto, sínteses, links, videoaulas, dentre outros.

Tópico 1

Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor.

Organização - Tópico 1.png

A saber:

1: Tópico 1 Espaço em que será disposto o conteúdo referente ao primeiro assunto desta disciplina.
2: Introdução do tópico É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web.
3: Materiais de apoio São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo.
4: Atividades São as atividades sobre o assunto descrito no tópico.

Tópico 2

Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo.

Organização - Tópico 2.png

Notepad.png
Dica!

Adotar um padrão ao dispor os objetos nos tópicos deixa a sala virtual mais "amigável" e organizada. Isso cria uma identidade com o aluno e o deixa mais familiarizado com o conteúdo postado na sala.