Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições
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Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer. | Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que, em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer. | ||
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, '''o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas''': | Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, '''o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas''': | ||
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Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo. | Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo! | ||
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Os materiais e a forma como os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas para a disposição dos objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo! | |||
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== Tópico introdutório == | == Tópico introdutório == | ||
Tópico inicial ou tópico introdutório | Tópico inicial ou tópico introdutório é o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. | ||
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Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação | Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação. Isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina. | ||
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|Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo | |Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. | ||
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Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. | Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. | ||
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Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor. | |||
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|'''2: Introdução do tópico''' | |'''2: Introdução do tópico''' | ||
| | |É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web. | ||
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|'''3: Materiais de apoio''' | |'''3: Materiais de apoio''' | ||
| | |São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo. | ||
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|'''4: Atividades''' | |'''4: Atividades''' | ||
| | |São as atividades sobre o assunto descrito no tópico. | ||
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== Tópico 2 == | == Tópico 2 == | ||
Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo. | |||
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<td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td> | |||
<td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Dica!''' | |||
Adotar um padrão ao dispor os objetos nos tópicos deixa a sala virtual mais "amigável" e organizada. Isso cria uma identidade com o aluno e o deixa mais familiarizado com o conteúdo postado na sala. | |||
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Edição atual tal como às 12h21min de 21 de janeiro de 2024
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que, em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:
Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo!
Fique atento!
Os materiais e a forma como os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas para a disposição dos objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo! |
Tópico introdutório
Tópico inicial ou tópico introdutório é o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação. Isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Tópico introdutório | Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. |
2: Informações importantes | Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. É importante para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina. |
3: Fóruns de comunicação | Espaço reservado aos fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.
Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. |
4: Materiais de apoio | Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina, são eles: apostilas, livro texto, sínteses, links, videoaulas, dentre outros. |
Tópico 1
Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor.
A saber:
1: Tópico 1 | Espaço em que será disposto o conteúdo referente ao primeiro assunto desta disciplina. |
2: Introdução do tópico | É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web. |
3: Materiais de apoio | São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo. |
4: Atividades | São as atividades sobre o assunto descrito no tópico. |
Tópico 2
Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo.