O que caracteriza um curso MOOC?: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(20 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. | Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. | ||
Linha 9: | Linha 7: | ||
Acesso à obra completa: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf | Acesso à obra completa: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf | ||
As principais características de um curso MOOC | == As principais características de um curso MOOC == | ||
Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de ''designs'' e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: | Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de ''designs'' e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: | ||
<table style="color: rgb(16, 16, 16); width: 100%; font-size: | <table style="color: rgb(16, 16, 16); width: 100%; font-size: 15px;" class="table"><tr> | ||
<td style="width: 20%;">[[Arquivo:Grande quantidade de participantes.png|200x200px]]</td> | <td style="width: 20%;">[[Arquivo:Grande quantidade de participantes.png|200x200px]]</td> | ||
<td class="align-middle"><b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Grande quantidade de participantes: </span></b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Possibilita a participação de dezenas, centenas e até milhares de participantes. Devido à sua sua forma de organização, os MOOCs permitem a participação de muitos estudantes sem que haja perda | <td class="align-middle"><b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Grande quantidade de participantes: </span></b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Possibilita a participação de dezenas, centenas e até milhares de participantes. Devido à sua sua forma de organização, os MOOCs permitem a participação de muitos estudantes sem que haja perda | ||
Linha 18: | Linha 15: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="width: 20%;">[[Arquivo:Curta duração.png|200x200px]]</td><td><b><span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);">Curta duração:</span></b> <span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);">Por serem cursos com assuntos pontuais e bem definidos, o ideal é que os cursos MOOC tenham carga horária curta. Cursos com carga horária de 20, 30, 40 e até 60h são muito comuns.</span></td></tr> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td class="align-middle">[[Arquivo:Percurso formativo automatizado.png|208x208px]]</td><td><b><span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);">Gratuitos:</span></b> <span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);">A maioria dos cursos MOOC são gratuitos. Algumas instituições particulares cobram para a certificação no curso. Mas nas instituições públicas os cursos são todos gratuitos.</span></td></tr> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td>[[Arquivo:Percurso formativo.png|200x200px]]</td><td><span><span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);"><b>Percurso formativo automatizado: </b>As salas virtuais dos cursos MOOC são construídas para que os participantes cumpram as etapas de acordo com o seu tempo livre, sem prazos, seguindo obrigatoriamente um percurso formativo, isto é, os conteúdos serão disponibilizados aos poucos, à medida que o participante concluir as leituras, videoaulas e atividades do tópico anterior.</span></span></td></tr> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td class="align-middle">[[Arquivo:Sem processo seletivo.png|227x227px]]</td><td><span><span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);"><b>Sem processo seletivo: </b>Os cursos MOOC são abertos ao grande público, a barreira de entrada nesses cursos é apenas ter acesso a um computador, tablet ou celular conectado à internet.</span></span></td></tr> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td>[[Arquivo:Sem tutoria.png|200x200px]]</td><td>'''Sem tutoria?''': Os cursos MOOC não pressupõem o acompanhamento dos participantes por professores/tutores/mediadores. Contudo, o acompanhamento pedagógico nos cursos é fundamental para motivação dos estudantes e o esclarecimento de dúvidas pontuais. O suporte técnico aos participantes é outro ponto fundamental nos cursos.</td></tr> | |||
<tr> | <tr> | ||
<td></td> | <td class="align-middle">[[Arquivo:Certificado de conclusão.png|200x200px]]</td><td><span><span class="" style="color: rgb(0, 0, 0);"><b>Certificado de conclusão automatizado:</b> Ao final do curso, após seguir todo o percurso formativo, e se o participante obtiver o aproveitamento indicado no curso, ele poderá gerar o seu próprio certificado de conclusão.</span></span></td></tr></table> | ||
{{#css: | |||
table { | |||
border-collapse: collapse; | |||
} | |||
tr { | |||
border-bottom: 2px solid #ccc; | |||
} | |||
td{ | |||
padding-bottom: 10px; | |||
padding-top: 10px; | |||
} | |||
}} |
Edição atual tal como às 14h09min de 9 de outubro de 2023
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes.
Segundo A. W. (Tony) Bates (2017, p. 198), no livro "Educar na era Digital ",
O termo MOOC foi usado pela primeira vez em 2008 em um curso oferecido pela Divisão de Extensão da Universidade de Manitoba no Canadá. Esse curso, chamado Connectivism and Connective Knowledge (CK08), foi projetado por George Siemens, Stephen Downes e Dave Cormier e não valia como crédito. Teve a presença de 27 alunos matriculados que pagaram uma mensalidade, mas também foi oferecido gratuitamente na versão online. Para a surpresa dos instrutores, houve 2.200 alunos matriculados na versão gratuita online. Segunido a mesma ideia, Downes classificou este curso e os outros que foram oferecidos como conectivista ou cMOOCs, devido ao seu design.
Acesso à obra completa: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf
As principais características de um curso MOOC
Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de designs e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: