O que caracteriza um curso MOOC?: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. | Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. | ||
Linha 10: | Linha 9: | ||
== As principais características de um curso MOOC == | == As principais características de um curso MOOC == | ||
Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de ''designs'' e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: | Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de ''designs'' e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: | ||
<table style="color: rgb(16, 16, 16); width: 100%; font-size: | <table style="color: rgb(16, 16, 16); width: 100%; font-size: 15px;" class="table"><tr> | ||
<td style="width: 20%;">[[Arquivo:Grande quantidade de participantes.png|200x200px]]</td> | <td style="width: 20%;">[[Arquivo:Grande quantidade de participantes.png|200x200px]]</td> | ||
<td class="align-middle"><b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Grande quantidade de participantes: </span></b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Possibilita a participação de dezenas, centenas e até milhares de participantes. Devido à sua sua forma de organização, os MOOCs permitem a participação de muitos estudantes sem que haja perda | <td class="align-middle"><b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Grande quantidade de participantes: </span></b><span class="" style="color: rgb(16, 16, 16);">Possibilita a participação de dezenas, centenas e até milhares de participantes. Devido à sua sua forma de organização, os MOOCs permitem a participação de muitos estudantes sem que haja perda | ||
Linha 34: | Linha 33: | ||
} | } | ||
tr { | tr { | ||
border-bottom: | border-bottom: 2px solid #ccc; | ||
} | } | ||
td{ | td{ | ||
padding-bottom: | padding-bottom: 10px; | ||
padding-top: 10px; | |||
} | } | ||
}} | }} |
Edição atual tal como às 14h09min de 9 de outubro de 2023
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes.
Segundo A. W. (Tony) Bates (2017, p. 198), no livro "Educar na era Digital ",
O termo MOOC foi usado pela primeira vez em 2008 em um curso oferecido pela Divisão de Extensão da Universidade de Manitoba no Canadá. Esse curso, chamado Connectivism and Connective Knowledge (CK08), foi projetado por George Siemens, Stephen Downes e Dave Cormier e não valia como crédito. Teve a presença de 27 alunos matriculados que pagaram uma mensalidade, mas também foi oferecido gratuitamente na versão online. Para a surpresa dos instrutores, houve 2.200 alunos matriculados na versão gratuita online. Segunido a mesma ideia, Downes classificou este curso e os outros que foram oferecidos como conectivista ou cMOOCs, devido ao seu design.
Acesso à obra completa: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf
As principais características de um curso MOOC
Muito embora o termo MOOC abranja uma ampla gama de designs e formatos de operacionalização, podemos listar algumas características comuns a maioria dos cursos com esta metodologia: