Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 15: | Linha 15: | ||
A saber: | A saber: | ||
{| class="wikitable" | |||
|'''Tópico introdutório''' | |||
| | |||
|- | |||
|'''Informações importantes''' | |||
| | |||
|- | |||
|'''Fóruns de comunicação''' | |||
| | |||
|- | |||
|'''Materiais de apoio''' | |||
| | |||
|} |
Edição das 15h03min de 18 de julho de 2017
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:
Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo. Por exemplo:
Tópico introdutório
Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina.
Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida, isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.
A saber:
Tópico introdutório | |
Informações importantes | |
Fóruns de comunicação | |
Materiais de apoio |