Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 15: Linha 15:


A saber:
A saber:
{| class="wikitable"
|'''Tópico introdutório'''
|
|-
|'''Informações importantes'''
|
|-
|'''Fóruns de comunicação'''
|
|-
|'''Materiais de apoio'''
|
|}

Edição das 15h03min de 18 de julho de 2017

Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.

Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:

Organização da sala - Questões.png

Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo. Por exemplo:

Tópico introdutório

Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina.

Organização - Tópico introdutório.png

Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida, isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.

A saber:

Tópico introdutório
Informações importantes
Fóruns de comunicação
Materiais de apoio