Funcionalidades no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Base de dados</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Papéis</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de conteúdos em diversos formatos: textos, imagens, arquivos, localização, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Chat</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Contextos</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Fórum</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Curso (sala virtual)</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Mais que uma atividade, o fórum se configura como uma importante ferramenta de comunicação assíncrona entre os participantes.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo ''online''.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Glossário</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Grupos</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade coletiva e colaborativa que possibilita aos participantes a inserção de termos seus respectivos conceitos.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Tarefa</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Blocos</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade predominantemente individual, permite que os participantes enviem arquivos e/ou submetam textos ''online''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Chat</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Restrições de acesso</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade de comunicação síncrona, como um bate-papo.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Questionário</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Acompanhamento de conclusão</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, possibilita a aplicação de questionários compostos por questões objetivas e dissertativas.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu ''status'' naquele momento.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Wiki</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Atividade coletiva que possibilita aos participantes a criação e edição colaborativa de páginas ''web''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Lição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">''Plugins''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, similar ao recurso livro. Permite a criação de páginas organizadas em capítulos e subcapítulos. As páginas podem conter questões objetivas que, a depender das respostas, direcionam o participante para a releitura do capítulo, ou para o capítulo seguinte.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.</td>
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   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">H5P</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Parâmetros de configuração</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Mais que uma atividade, o H5P possibilita a criação de apresentações, jogos, testes, questionários, livros, vídeos interativos, dentre outros.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.</td>
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  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Pesquisa</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Atividade individual, ideal para a criação de pesquisas de avaliação e autoavaliação do curso. As respostas podem ser identificadas ou anônimas.</td>
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----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]]  Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.
----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]]  Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.

Edição das 14h39min de 23 de junho de 2023

No âmbito do desenvolvimento de software, entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)[1]. O Moodle, configurando-se como um sistema online para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.

As principais funcionalidades nativas1 ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:

Funcionalidade Descrição
Papéis Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.
Contextos Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.
Curso (sala virtual) O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online.
Grupos São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.
Blocos Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.
Restrições de acesso Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.
Acompanhamento de conclusão Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento.
Notas Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.
Plugins Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.
Parâmetros de configuração Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.

1  Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.

  1. IEEE COMPUTER SOCIETY. IEEE 829: IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.